Rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais, poesia, rap e dança. É com essa programação intensa que o FESTIVAL CONECTANDO DIREITOS movimenta nesta quarta-feira (13/11), a partir das 8h, 650 pessoas entre jovens dos colégios estaduais Alfredo Magalhães, Polivalente de Amaralina e Carlos Santanna I e II, além de seus familiares e atores sociais do Território do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Em sua 2ª edição, o evento traz este ano o tema “Diversidade” como destaque em seus debates e atividades artístico-culturais. “O lema nasceu durante as discussões com a comunidade e as/os estudantes. Percebemos a recorrência de relatos de casos de depressão e automutilação entre adolescentes e jovens das escolas. Juntas/os chegamos à conclusão de que a juventude não é reconhecida em sua diversidade, nem pela escola e nem pela família”, explica a coordenadora de Atuação Territorial da CIPÓ – Comunicação Interativa, Fernanda Colaço.
As/os adolescentes e jovens estão participando ativamente de todo o planejamento e realização do evento. “Para mim, esta experiência está sendo única. Me sinto orgulhoso em ajudar a construir um Festival voltado para jovens, assim como eu. Os temas abordados foram sugeridos por nós, porque são coisas que vivenciamos em nosso dia a dia”, conta Kevin Dias, estudante do 8º ano do Colégio Carlos Santanna I.
A programação começa pela manhã, das 8h às 12h, quando acontecem as rodas de conversa no Colégio Estadual Carlos Santanna I (Beco da Cultura, s/n, Nordeste de Amaralina). Serão abordados temas como empreendedorismo juvenil; narrativas trans; direitos de crianças, adolescentes e jovens; acolhimento de filhas/os LGBTQI+, além de saúde mental e bem-estar na escola.
À tarde, das 13h15 às 16h, no Colégio Estadual Alfredo Magalhães (Rua Ipirá, s/n, Rio Vermelho), acontecerão 11 oficinas de linguagens artísticas e de comunicação. Poesia, dança, rap, grafite, design têxtil, capoeira, brincadeiras tradicionais, teatro, percussão e batalha de rima estão na lista de atividades.
Nas cerimônias de abertura e encerramento – e durante toda a programação do Festival – acontecerão intervenções musicais, teatrais e poéticas. Em paralelo, serão realizadas Feira de Saúde e exposições com peças de comunicação produzidas por estudantes em projetos pedagógicos desenvolvidos na escola.
O Festival é parte do Projeto Comunicação para Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela CIPÓ – Comunicação Interativa, em parceria com a Kinder Not Hilfe (KNH Brasil). O evento conta com o apoio dos colégios estaduais Carlos Santanna I e Alfredo Magalhães, além de parceiros estratégicos da comunidade e órgãos da Rede de Atenção e Cuidado.
SERVIÇO:
O QUÊ? Festival Conectando Direitos.
QUANDO? 13 de novembro, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h.
ONDE? Colégio Estadual Carlos Santanna I (pela manhã) e Colégio Estadual Alfredo Magalhães (pela tarde).




