spot_img

Banho de mar no inverno pode ser bem arriscado

Published:

Para muita gente, não há nada como curtir uma praia e dar aquele mergulho nas águas da Orla, seja em Salvador ou em qualquer parte da costa baiana. Porém, com mais de um mês até o final do Inverno e o tempo carregado de instabilidade, é preciso tomar ainda mais cuidado em relação aos riscos desse lazer. Na manhã desta terça-feira (09), um jovem de 25 anos identificado como Danilo Silva Ribeiro foi encontrado sem vida na praia de Piatã, uma das últimas praias de Salvador. O rapaz tinha levado dois amigos – um deles, de prenome Lucas, não conhecia o mar – quando o trio se afogou e foi resgatado por outros banhistas. Apesar dos esforços por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para reanimar Danilo, ele não resistiu.

Já Lucas, que foi pela primeira vez à praia, foi resgatado com hipotermia. Desde o começo do ano, já foram registrados 513 afogamentos em Salvador e 7 vítimas fatais. Entre as praias que fazem parte dos 64 km de orla marítima em Salvador, Piatã lidera a lista de locais com maior incidência de afogamentos, seguida por suas vizinhas Itapuã e Stella Maris, segundo a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Entretanto, essa fatalidade também pode acontecer em trechos que teoricamente possuem águas mais rasas e não apresentam as bandeiras vermelhas, que sinalizam o perigo para o banho de mar e devem ser evitadas: na segunda (08), Eric Rian foi salvo de afogamento na praia do Farol da Barra. 

Um dos principais problemas do banho de mar no inverno é o aumento da ventania, que deixa as marés mais fortes e intensificam as chamadas correntes de retorno, que acabam ‘puxando’ o banhista para o fundo. O mar calmo também pode trazer riscos: um dos sinais da corrente é justamente a ausência de ondas em seu trecho, ou a formação de ondas em formato de buraco. Essas áreas, inclusive, possuem a sinalização vermelha da Salvamar, indicando um maior risco de afogamentos. “O banhista sempre deve procurar a orientação do guarda-vidas com relação ao lugar seguro para se banhar”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros Maurício dos Anjos, recomendando que se dê preferência às áreas onde haja a presença de um salva-vidas para o banho de mar.

A cobertura dos postos da Salvamar vai do Jardim de Alah à praia de Ipitanga (Lauro de Freitas) e os guarda-vidas estão presentes a partir das 08h30. “A Salvamar funciona a partir das 08h, porém a gente inicia a armação dos postos e isso demanda um tempo de chegar a cada ponto da Orla”, explicou o chefe do setor de planejamento do órgão Kailani Dantas, frisando que caso estejam próximos, os profissionais prestam socorro mesmo que os sinalizadores ainda não estejam fincados nas areias. Nas praias em que as sinalizações estejam colocadas, é aconselhável que não se vá sozinho. Outro ponto importante a se ter atenção por parte dos banhistas é com o autocontrole: mergulhar após tomar uma, nem pensar.

“As bebidas alcoólicas e as substâncias psicoativas, misturadas com o banho de mar, aumentam severamente o risco de afogamento para o banhista”, alertou o tenente Dos Anjos. As crianças também exigem atenção, e triplicada: na praia de Piatã, por exemplo, além de registrar um número considerável de afogamentos, também acontecem muitos desencontros dos pais e responsáveis. Com isso, o banho dos pequenos deve acontecer sempre sob vigilância, e a altura da água deve estar, no máximo, nas coxas: acima disso, o risco de afogamento aumenta.

Fonte: Tribuna da Bahia

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img