spot_img

Biblioteca Móvel desembarcou no Nordeste de Amaralina.

Published:

Nesta sexta-feira(01), a comunidade do Nordeste de Amaralina recebeu a Biblioteca de extensão com o projeto ” Lê Bairros”. A estrutura foi montada no final de linha do Nordeste e contou com a participação dos alunos da Escola Professor Bernardino Moreira.

A ação tem como objetivo de disseminar o hábito da leitura e o conhecimento literário entre crianças, jovens e adultos.

“Vamos visitando as comunidades de Salvador, regiões metropolitanas em todo estado da Bahia, incentivando a leitura por meio do livro, da literatura, além de propor atividades lúdicas, como contação de histórias e musicalização”, explica Rai Silva, artista e supervisor de ações culturais.

A biblioteca itinerante foi estruturada em um ônibus adaptado, contando com mais de 300 livros e ficou das 9 às 16 horas, aberta para visitação dos alunos das rede municipal e privada.

“Cheguei para abrir meu comércio e fui surpreendida com essa atividade. Estou com um sentimento de alegria, pois na nossa comunidade precisamos de atividades como essas para mostrar para nossas crianças e jovens a importância de incentivo a leitura”, comenta a comerciante Jacira Lopes.

Ainda de acordo com a empreendedora local, livros são caros e essa é uma oportunidade de acesso democrático.

“Tenho dois filhos adolescentes e tenho costume desde a infância deles, tirar um momento do dia para contação de histórias, hoje, eles estão sempre com um livro nas mãos. Livros são caros, muitas das vezes precisamos recorrer a trocas, mas não podermos jamais deixar de lado a paixão pela leitura, pois é transformador”, desabafa.

A biblioteca é composta por elevador de acessibilidade e também podem ser encontradas nas prateleiras, livros para pessoas portadoras de deficiências visuais.

“Fiquei encantado com essa alternativa, com o intuito de propor a inclusão. Ainda é escasso os espaços de lazer com essa proposta. Notei alguns livros em braile e também para baixa visão. Que essas ações venham mais vezes para o benefício das nossas crianças e que também sirva de inspiração para outros do ramo”, comemora Marcos Santos, visitante.

Um livro, um sonho e mundo, assim podermos descrever o jovem Guilherme de Jesus, do sexto ano, que pela primeira vez visitou uma biblioteca.

“Eu tenho uma paixão pela leitura. Acho muito “massa”. Hoje, estou tendo a minha primeira experiência e não quero nunca mais deixar de frequentar”, diz o garoto de 13 anos que é estudante da escola municipal do Nordeste.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img