spot_img

Caminhada da Pedra de Xangô reúne 2 mil pessoas em Cajazeiras

Published:

A encruzilhada principal da região do Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, foi tomada por milhares de adeptos do Candomblé, na manhã deste domingo (4). Pais e mães de santo de diversos terreiros se reuniram por um objetivo em comum: pedir proteção a Xangô, o orixá da justiça.

Ao som dos atabaques, que entoavam o xirê – dança de saudação ao orixá -, o Padê, oferenda destinada a Exu, responsável por abrir os caminhos, marcou o início da IX Caminhada da Pedra de Xangô, realizada pelo Terreiro Tomim Kiosise Ayo, sempre no segundo domingo de fevereiro.

Acompanhada de seus ekedis e ogãs, filhas e filhos de santo, respectivamente, Mãe Iara de Oxum ficou encarregada de pedir a autorização de Exu para dar início à caminhada, de quase dois quilômetros, rumo à pedra, localizada na Avenida Assis Valente.

Com uma vela nas mãos, a pequena ekedi Ágata, 4 anos, demonstrou serenidade ao auxiliar sua anfitriã nos rituais de partida à celebração que, para o povo do Candomblé, simboliza coragem, resistência e respeito a Xangô.

Matéria Original no Correio24horas

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img