É o chamado período dos excessos ou a “hora do lixo”. Entretanto, não se pode descuidar de elementos básicos para nossa saúde. Beber água em quantidade adequada é um dos cuidados fundamentais no período da folia. A desidratação pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e até levar à morte.
De acordo com os médicos é necessário consumo de cerca de dois litros de água por dia. Levando em consideração a cerveja e o calor, fatores que provocam no organismo um maior consumo de líquido e nutrientes, durante o carnaval o corpo acaba por demandar uma quantidade ainda maior de água. Além do que a desidratação provocada pelo consumo exagerado de bebida alcoólica pode ser percebida na famosa ressaca.
Então meu nobre folião: Beba, dance, cante pule, mas não descuide da saúde. Na hora de parar para comprar a “gelada” em uma das barracas e ambulantes ao longo do Circuito Mestre Bimba, vez ou outra, opte pela velha mineral. Vamos beber água e feliz carnaval!
Veja algumas dicas para cuidados antes, durante e depois das festas:
Antes
– Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. …
– O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;
Durante.
– Hidrate-se a todo o momento! …
Depois
Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca.
– A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo;
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/225_carnaval.html