spot_img

Bamboxê confirma desfile para sexta-feira (01). Diretoria alega intolerância religiosa.

Published:

Após, ser impossibilitado de desfilar na quarta-feira, o tradicional desfile do Afoxé Bamboxê foi confirmado para sexta-feira, às 18h, com saída do final de linha do Nordeste. O afoxé foi um dos afetados com o atraso na chegada dos trios. Os associados esperaram até o início da madrugada até a confirmação da impossibilidade da saída do bloco.

Em entrevista ao Nordesteusou, Romário Kaoxê, presidente do Afoxé Bamboxê fez o seguinte desabafo:

“O bloco Afoxê Bamboxê desde às 21h já se encontrava no circuito. Não só os diretores e foliões, como também a banda e os instrumentos. Estávamos no aguardo do trio para sair às 23h, como fora programado. Por conta dos atrasos dos trios acabou não acontecendo. Como o presidente de uma associação, no caso Eudes Oliveira, presidente da Associação Circuito Mestre Bimba, ficar responsável por trazer o trio e passar quase que 24 incomunicável?

Depois de muito esperar e muito diálogo foi liberado um trio da prefeitura para o Afoxé Bamboxê sair. Tão logo o trio chegou e nos preparamos para sair, o motorista disse que não poderia levar o Bamboxê por conta de um problema técnico, que segundo ele já tinha rodado muito. A empresa dona do trio, por uma questão política, alegou que não poderiam liberar pois o Bamboxê tinha que sair em um trio do Governo do Estado. O bloco não tem ligação política com ninguém. Estamos ali por uma questão social, de fazer o carnaval…

Posteriormente, lá para às 4h, fomos avisados que a polícia tinha finalizado o carnaval por conta do horário. Decidimos então sair caminhando numa forma de protesto e resistência foi quando veio a notícia de um tiroteio no circuito.  Fizemos um ato com o povo de matriz africana e seus líderes (antigos babalorixás e ialorixás), que ainda estavam no local.  Nos dispersamos após receber a proposta que na sexta-feira a gente iria sair. A intolerância foi por conta da desorganização das associações que gerem o carnaval do Nordeste e a politicagem do pessoal da prefeitura. Não podemos deixar de falar da ação brusca e de autoritarismo da polícia”

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img