O ‘QG’ votou nesta sexta-feira (17), depois de dois anos sem carnaval de rua devido à covid-19. Foi um hiato inédito na história do bloco, que já existe há mais de 20 anos. O tema desse ano é “O Nordeste pede paz. Marcelinho Presente”. A atual conjuntura não escapou à crítica do bloco que, desta vez, homenageou Marcelo Daniel Ferreira Santos (19) – Marcelinho, como era conhecido. O rapaz teve sua vida ceifada após ação da PM no Nordeste de Amaralina em dezembro de 2022.
“A nossa comunidade é carente de muitas coisas. A polícia militar quando chega aqui só ver a comunidade como vagabundos e traficantes. Nós não somos isso. Nós somos paz, somos alegria, somos moradores de bem. Só queremos respeito, só queremos paz. O tema de Marcelinho é devido a um menino que só queria jogar bola e eles (PM) com a falta de humanidade tirou a vida dele sem nada, sem troca de tiro, em plena véspera de Natal. A nossa homenagem é para ele, visto que ele era morador aqui do Capim, onde nasce também o bloco ‘QG do Pagode’. Marcelinho Presente”, emocionada, Aline Silva, uma das dirigentes do bloco, o justifica o motivo da homenagem ao jovem.

“O carnaval em si já está sendo muito emocionante devido aos dois anos que não tivemos devido a pandemia. Eu, bisneto de Mestre Bimba, posso garantir que não há carnaval melhor na Bahia. Carnaval no Nordeste de Amaralina e no ‘QG’ é maravilhoso”, destacou Jorge Oliveira, mais conhecido como Cabeça, enquanto aproveitava o samba.
Acompanhando o ‘QG do Pagode’ há quatro anos, a moradora da Chapada do Rio Vermelho Luciana Oliveira, confirmou a afirmação de Cabeça. “É difícil imaginar a folia sem o ‘QG’. Num bloco desse não tem como sair somente um ano. Tem que ter muito samba no pé para sustentar e acompanhar o bloco. Bloco tranquilo, recomendo para todo mundo. ‘QG’ é foda”, disse ela.
Este ano, o bloco trouxe o grupo ‘Pedaço de Cada Um’ que não deixou de mostrar a força do samba na terra do Axé. Na voz Washington Luiz, o grupo honrou a qualidade musical que já é tradição no bloco.
Outra coisa que ganhou destaque no desfile do bloco foi a tranquilidade e o coro que acompanhava dentro e fora das cordas. Afinal, eles não estavam sozinhos. Havia “cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz (Ogum)”, assim, a mensagem de paz na euforia do reencontro com o público foi transmitida.
A agremiação faz parte do projeto “Bloco Nordesde de Amaralina” e contou com apoio do Governo da Bahia, através do Superintendência de Fomento ao Turismo, órgão vinculado a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), no período de 15 a 22 de Fevereiro de 2023.