Nesta primeira noite (26) de folia no circuito Mestre Bimba, o bloco Nucana abriu a programação do carnaval de 2025, tomando as ruas pelo brilho, berimbau, atabaque e muita reverência à ancestralidade. Puxado ao som da banda Nucana, mostrou muita ginga, berimbau, com muitas danças nas alas das baianas, crianças, e capoeiristas. Neste ano, uma ala foi dedicada ao orixá Iansã, que, de acordo com a religião de matriz africana, rege o ano de 2025. Um grupo de 20 pessoas vestindo vermelho e adereços homenageou a rainha dos ventos.
“Ela representa coragem, lealdade, rugido e transformação. Que ela cuide de nós e nos dê sabedoria. Vamos às ruas mostrando o nosso amor, respeito e bandeira de combate a qualquer tipo de preconceito”, diz dona Maria Santos, 56 anos, vestida de Iansã.
Esse bloco faz parte do projeto “CARNAVAL DO NORDESTE DE AMARALINA” e contou com apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Secretaria de Cultura (Secult-BA) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa).