O desfile do bloco Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina (Nucana) abriu oficialmente o Carnaval 2026 no Circuito Mestre Bimba. Mantendo a tradição, a agremiação levou para a avenida uma grande roda de capoeira, com participação de crianças, balé afro e o som marcante do berimbau. Em 2026, o bloco celebra 20 anos de história.
Presidente do Nucana, Mestre Morcego destacou a trajetória do grupo no bairro e o significado do desfile deste ano.
“Antes mesmo de o circuito ser oficializado, a gente já estava nessa empreitada, desfilando e mantendo viva a tradição no bairro. São 20 anos de resistência, cultura e compromisso com a nossa comunidade”, afirmou.
Segundo ele, o tema deste ano reforça a importância do respeito e da ancestralidade.
“Nosso desfile vem com a proposta de pedir respeito e exaltar a ancestralidade. Afinal, os nossos ancestrais estão sempre presentes. Muitas vezes, a gente vive sem dar a devida importância a eles, e o Nucana vem justamente para reforçar essa conexão, essa valorização das nossas raízes”, pontuou.
Mestre Morcego também ressaltou a participação de diversos grupos e mestres na construção do desfile.
“O bloco conta com as dançarinas da professora Gisele e da professora Thelma, os meninos do salto com o mestre Leleco, além das aulas de berimbau e das crianças, que levam todo esse axé para a avenida”, completou.
O bloco tem apoio do Governo da Bahia, através do Projeto Carnaval do Nordeste de Amaralina, patrocinado pela Embasa, Sufotur e Setur-BA.





