Rio de Janeiro, 12 de julho de 2024 – O cinema tem a capacidade de transformar o mundo. Essa é a premissa do American Film Showcase (AFS), principal programa de produção cinematográfica do Departamento de Estado dos EUA. Neste mês, o AFS traz seu workshop de produção de documentários a Salvador, Bahia.
Realizado pelo AFS e Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, o workshop conta com o apoio de três grandes parceiros – o Festival Negritudes, da Rede Globo, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Mídia Étnica. O curso é voltado para jovens negros de 18 a 28 anos, preferencialmente oriundos de famílias de baixa renda, que possuam conhecimentos básicos em produção audiovisual e pretendam seguir carreira na área. O programa visa instrumentalizar jovens cineastas e profissionais de audiovisual para aumentar o potencial de produção e disseminação de suas histórias. Nesse ano, o processo de seleção foi competitivo – quase 90 inscritos para 16 vagas.
O AFS Salvador será ministrado pelo premiados cineastas Alrick Brown, roteirista e diretor norte-americano, e Ivete Lucas, artista visual brasileira, radicada nos EUA. Entre os dias 17 e 24 de julho, no campus da Faculdade de Comunicação da UFBA, os participantes terão aulas teóricas e práticas acerca de todas as etapas de produção de cinema – roteiro, pesquisa, pré-produção, filmagem, edição e finalização. Para o encerramento do workshop, os jovens trabalharão na produção de documentários próprios, que serão exibidos em cerimônia de encerramento. Os filmes serão transmitidos pelo Canal Futura e ficarão disponíveis no Globoplay.
O AFS
O American Film Showcase é o principal programa de cinema da diplomacia norte-americana, criado há mais de uma década. Em parceria com as Embaixadas e Consulados dos EUA pelo mundo, a cada ano, o AFS organiza exibições, workshops e aulas em mais de 60 países proporcionando uma perspectiva da sociedade e cultura americanas por meio do audiovisual. A premissa é que o cinema tem capacidade de transformar o mundo, conectando pessoas de diferentes lugares em torno de temas relevantes em comum, como direitos humanos, democracia e mudanças climáticas.
Em 2022, o workshop AFS foi realizado em Niterói, no Rio de Janeiro, com 12 alunos, também treinados por Brown e Lucas. Naquele ano, o curso teve a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ONG BemTV.
Agenda:
17/7, às 09h: Cerimônia de abertura do Workshop AFS Salvador | Local: Auditório da FACOM/UFBA
17 a 19/7: Aulas teóricas na FACOM/UFBA
20 a 24/7: Filmagem e edição dos documentários
24/7, às 19h: Cerimônia de encerramento e apresentação dos documentários | Local: Novotel Rio Vermelho
Os instrutores:
Ivete Lucas é cineasta e artista visual radicada em Austin, Texas. Nasceu no Brasil e cresceu no México, onde iniciou sua carreira com uma bolsa do Mexican Film Institute (IMCINE). Seus curta-metragens estrearam em Sundance, Berlim, Toronto, Locarno e Cannes, ganharam um Cinema Eye Honor e mais de trinta prêmios em festivais de cinema. Seu longa-metragem, Pahokee, estreou na competição de documentários em Sundance e foi assistido em mais de cinquenta festivais no mundo todo. Também foi adaptado para o teatro na França e nos EUA, e recentemente lançado pela PBS. Seu novo longa, Naked Gardens, terá sua estreia mundial no Tribeca Film Festival 2022.
Alrick Brown é diretor, produtor e roteirista em uma série de produções – Final Witness, da ABC, a série de documentários Spike Lee’s Lil’ Joint, da ESPN, e a série vencedora do Emmy, A Crime To Remember. Ganhou o prêmio HBO Life Through Your Lens Emerging Filmmaker pelo documentário Death of Two Sons. O primeiro longa de Alrick, Kinyarwanda, recebeu o Prêmio da Audiência (Ficção) no Festival de Sundance. Alrick encontrou no cinema o meio para expressar sua grande paixão, a educação. Sua arte foi imensamente influenciada pelas suas experiências na África Ocidental, na Jamaica, onde nasceu, e em Plainfield, Nova Jersey, onde cresceu. Alrick é ativista e cidadão engajado com justiça social, política e econômica. Usar a arte de contar histórias para revelar a realidade do mundo é o que atrai o público para seu trabalho. Alrick se formou na Rutgers University e tem mestrado em Belas Artes, pela Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York. É professor de graduação em Cinema e Televisão, já tendo lecionado sobre a imagem afro-americana no cinema na Rutgers, produção cinematográfica, na Barry R. Feirstein Graduate School of Cinema e na Goddard College.