Comeu demais? Saiba como desinchar após festas de final de ano

Não há problemas em se render às delícias natalinas, mas se isso gerar incômodo, minimize os excessos

Panetone, chocotone, peru, queijo, pães, frutas e todas aquelas comidas que preenchem a mesa nas festas de fim de ano. A gente sabe o quanto é difícil resistir a tudo isso e não tem nada de errado em se permitir a comer e beber o que tem vontade nesse momento. Mas, e depois? Quais estratégias devem ser adotadas para aliviar a sensação de inchaço no dia seguinte?

“A primeira coisa é beber muita água para limpar o organismo das toxinas. Outro aliado é o chá. Existem várias ervas que podem ser usadas como salsinha, cavalinha, dente de leão, carqueja e hibisco. Todas elas têm propriedades diuréticas”, explica a nutricionista e fisioterapeuta dermato funcional, Carolina Dias.

Para encontrar a quantidade ideal de água a ser ingerida você deve multiplicar 35 ml por kg de peso corporal. Por exemplo, 60 kg X 35 = 2100 ml ou 2 litros e 100 ml. Já os chás diuréticos podem ser preparados com 400 ml de água fervida e uma colher de sopa de cada erva. Deixe em infusão por 10 minutos, em seguida é só coar e tomar.

Ainda de acordo com a nutricionista Carolina Dias, sócia da clínica que leva o seu nome, outra dica valiosa refere-se à diminuição do consumo de carboidratos.  “Quando retornar aos hábitos saudáveis, principalmente nesse período pós-festas, tire do cardápio frituras, açúcares e bebidas alcoólicas. Pelo menos durante uma semana elimine todo e qualquer alimento industrializado, ultraprocessado e que contenha sódio na sua composição. Tente fazer uma alimentação mais limpa com frutas, verduras, proteínas e ovos”.

COMPARTILHAR
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.