Confira a programação completa do Festival Negritudes Globo em Salvador

Published:

O Festival Negritudes Globo Salvador 2025 acontecerá nesta quinta-feira (24), na Casa Baluarte, no Centro Histórico da capital baiana. Neste ano, os atores Paulo Vieira, Luís Miranda, as cantoras Luedji Luna e Melly, entre outros nomes, fazem parte da programação.

A iniciativa tem como objetivo debater e celebrar as narrativas negras no audiovisual brasileiro. A abertura será marcada pela comemoração dos 50 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil. 

A programação está prevista para ser iniciada às 09h, com abertura dos portões e uma celebração aos 50 anos do bloco afro Ilê AiyêVeja abaixo a programação completa de mesas do Festival Negritudes Globo em Salvador:

  • 11h30 às 12h20 – “Cantos e contos brasileiros”, com a atriz Gabz, os cantores Mariene de Castro e Márcio Victor, o coreógrafo Zebrinha – mediação da jornalista da Rede Bahia, Luana Souza;
  • 12h40 às 13h40 – “As telas entretêm, informam, e educam”, em parceria com o Movimento LED – Luz na Educação, participação da cantora Luedji Luna, os influenciadores Camilla de Lucas, Lili Almeida, jornalista Raoni Oliveira – mediação do jornalista Vanderson Nascimento, da Rede Bahia;
  • 14h50 às 15h40 – “O que que a Bahia tem? Bahia como fonte de inspiração”, com a influenciadora Aline Patriarca, a atriz Cris Viana e a cantora Melly – mediação da apresentadora da TV Globo, Rita Batista;
  • 16h às 17h – “Humor é coisa de família preta”, com o humorista Paulo Vieira, o produtor de elenco Rudson Martins, a roteirista Natália Cruz e o ator Luís Miranda – mediação do ator Felipe Velozo;
  • 17h20 às 18h20 – “Ritmos e Sons”, com os cantores Seu Jorge e Russo Passapusso – mediação da jornalista Luana Assiz, da Rede Bahia;
  • 18h40 – show de encerramento com o Ilê Aiyê e convidados.

Esta será a segunda edição do Festival Negritudes Globo em Salvador. No ano passado, a programação reuniu nomes como Larissa Luz e Tatau, o cineasta norte-americano Alrick Brown, os atores Érico Bráz, Jessica Ellen, Amaury Lourenço e Maria Gal, além de escritores como Bárbara Carine, Elisa Lucinda, entre outros convidados.

Para participar da edição deste ano, é preciso preencher um cadastro no site do Sympla. Os portões serão abertos às 9h e a entrada será por ordem de chegada. Caso a capacidade máxima do local seja atingida, a entrada será interrompida mesmo para as pessoas que estiverem com ingresso.

Espaço inédito

Neste ano, o evento estreia o Espaço Afro, que será uma extensão das conversas do Palco Negritudes, com a participação de referências em suas áreas de atuação.

Representantes da literatura, audiovisual e publicidade estarão presentes. Entre os destaques confirmados está o escritor Jessé Andarilho, que fará o lançamento de seu novo livro. A abertura do espaço contará com a tradicional Quadrilha Junina Forró do ABC, para celebrar a cultura nordestina.

Além disso, o podcast Ubuntu, do Esportes da Globo, também terá um espaço de conversas sobre “O poder do boxe baiano no esporte nacional” e o “Esporte como transformação social”.

Passarão pelo local grandes atletas como o tetracampeão mundial de Boxe e campeão mundial Acelino Popó Freitas, o campeão Olímpico, Hebert Conceição, o medalhista olímpico da natação, Edvaldo Valério, e o jogador do Bahia, Everton Ribeiro, entre outros. Os papos serão mediados pelos jornalistas Marcos Luca Valentim e Thales Ramos.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img