spot_img

Jovens relatam importância da vacina contra a Covid-19: “suspiro final para vencer a pandemia”

Published:

Salvador avança ainda mais na vacinação contra a Covid-19 e, nesta segunda-feira (16), já começa a imunizar as pessoas com 21 anos ou mais. E é justamente o público mais jovem que tem preocupado a Prefeitura: de acordo com a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 95 mil pessoas entre 22 e 39 anos, já habilitadas para a primeira dose, ainda não compareceram aos pontos de vacinação da capital baiana.

Quem tem ido aos postos ressalta a importância da imunização para que a população consiga afastar de vez o cenário provocado pelo coronavírus.

“Foi algo que durou muito tempo e essa primeira dose é aquele suspiro final para vencer a pandemia”, declarou Emily Oliveira, de 24 anos, que foi ao drive-thru situado na Arena Fonte Nova. A estudante de Psicologia conta que vem seguindo todos os protocolos desde o início da pandemia, e que só saía de casa para ir ao mercado, o que considerava o melhor passeio durante o isolamento.

Aproveitando a carona amiga de Emily, o técnico de refrigeração Rodrigo Batista, também de 24 anos, contou que, em um ano e cinco meses de convivência com a Covid-19, perdeu amigos da mesma faixa etária e familiares que não seguiram os protocolos adequados. “Eu quis logo me vacinar para não passar de novo por tudo isso que passei e vi muitos passando. A conscientização é importante, todos devem buscar a vacina”.

Aos 23 anos, a cabeleireira Renata Conceição foi acompanhada dos pais ao posto de vacinação.

“A vacina não previne só a mim, mas também ao próximo, minha família principalmente. Eu estava ansiosa para chegar meu dia e desejo que todos venham se vacinar para que tudo volte ao normal. Sinto muita falta da vida antes da pandemia”, relatou.

A técnica de enfermagem Andrea Santos, que atua no drive-thru da Arena Fonte Nova, fez questão de convocar os jovens a irem se vacinar, pois isso garante uma estabilidade à situação da Covid-19. “Temos que conseguir atingir uma maior porcentagem de pessoas vacinadas para diminuir os contaminados e a vida normalizar. Peço isso todo dia”, disse.

Estratégia – Devido à baixa adesão, a Prefeitura tem adotado estratégias para tentar engajar o público na vacinação, a exemplo dos conteúdos publicados nas redes sociais. O diretor de Comunicação Digital da Prefeitura, PV Bispo, explicou que a estratégia segue a mesma linha adotada desde o início da pandemia: buscar uma comunicação relevante para cada público.

“A cada idade buscamos informações nas redes sobre o que falam a respeito daquele público. A partir das referências encontradas, usamos assuntos como músicas e objetos para engajar mais pessoas na campanha”.

Além disso, Bispo reforça que as postagens têm o objetivo de reforçar a informação de que vacinar é importante. “Não só por você, mas por sua família, porque não adianta dizer que não vai vacinar por não gostar da vacina. Se você faz isso, atrapalha todo mundo”, concluiu.

Além das redes sociais, há também ação de busca ativa, promovida pela SMS, com mensagens de texto encaminhadas para o celular desses indivíduos alertando sobre a importância da vacinação. Além disso, agentes comunitários e de combate às endemias estão realizando visitas domiciliares para convocação do público.

“Nossas equipes estão empenhando inúmeros esforços para que as pessoas compareçam aos postos para tomar a dose da vacina. Então, estamos convocando todas as pessoas habilitadas a comparecerem aos postos para ampliarmos a cobertura vacinal na cidade”, destacou o secretário da SMS, Leo Prates.

O público habilitado pode conferir o nome na lista da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Caso o nome não esteja na lista, é necessário fazer o recadastramento do cartão SUS, disponível no site recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br, ou através das Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio através do aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br) ou Whatsapp – Assistente Virtual Jana, no número (71) 98392-3927

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img