spot_img

Profissionais de saúde alertam para aumento de casos de Covid-19 com a reabertura do comércio em Salvador

Published:

Shoppings e comércio de rua foram autorizados a funcionar mediante adoção de medidas de prevenção, mas circulação de pessoas aumenta o índice de transmissão

A retomada das atividades econômicas em Salvador, com a liberação para a abertura dos shoppings e comércio de rua, acendeu o alerta para o aumento de casos de Covid-19 na capital baiana. É o que defendem os profissionais de saúde voluntários do TeleCorona, que tem atendido a população periférica nas orientações sobre o novo Coronavírus, junto com outros profissionais, por meio de ligações gratuitas no 0800 042 0503.

A médica Eliana Emilia Silva afirma que, mesmo com as medidas sendo tomadas, como o uso de máscara, álcool em gel e medição de temperatura, a circulação de pessoas aumenta consideravelmente a possibilidade de transmissão, como mostram os estudos científicos.

“Algumas cidades brasileiras que retomaram a atividade econômica, com a abertura do comércio, registraram um aumento significativo no número de casos e precisaram restringir novamente. A população precisa ficar atenta ao fato de que a abertura do comércio não significa o fim da pandemia”, esclarece Eliana.
Dentre os sintomas mais comuns da Covid-19, relatados pelos usuários do TeleCorona, estão tosse seca, febre, perda de olfato e paladar, mas outros sintomas também são descritos, principalmente os relacionados às arboviroses, como Dengue, Zica e Chikungunya.

“Diversas pessoas relatam febre, dor de cabeça e nas articulações, sintomas muito comuns dessas doenças causadas pelo mosquito. Então, por conta do Coronavírus, muitos usuários ligam pedindo orientações sobre como distinguir e o que devem fazer, mas ficamos atentos sobre a quantidade de dias que os sintomas começaram”, afirma a enfermeira Rizia Lago, que também é voluntária do TeleCorona.

Além do isolamento social, os voluntários do TeleCorona orientam os usuários a dirigir-se à um atendimento médico de urgência e emergência, quando os sintomas relatados são os mais graves, como dificuldade de respirar e febre muito alta.

Sobre o TeleCorona
Em funcionamento desde o mês de maio, o TeleCorona é uma iniciativa da AfroSaúde, startup que desenvolve soluções em saúde para a população negra. Mais de 400 pessoas já foram atendidas desde o lançamento do projeto, que tem como objetivo auxiliar a população periférica dos grandes centros urbanos em relação ao novo Coronavírus.

Participam como voluntários mais de 40 profissionais, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos. O acolhimento emocional está sendo realizado pelo site www.afrosaude.com.br/coronavirus. O atendimento gratuito é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelo número 0800 042 0503, de telefone celular ou fixo.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img