spot_img

Salvador alcança um milhão de imunizados contra a Covid-19

Published:

Salvador alcançou, na manhã deste sábado (11), a marca de um milhão de imunizados com duas doses ou dose única contra a Covid-19. Para chegar a esse número, a Prefeitura utilizou uma estratégia de vacinação, desde janeiro deste ano, que contemplou os públicos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros grupos prioritários, foram os primeiros a receber os imunizantes. Após o cumprimento dessas fases, a capital baiana passou a realizar as aplicações de forma decrescente de faixa etária e, atualmente, segue vacinando pessoas de 16 anos ou mais.

Para a subcoordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, chegar a um milhão de imunizados na cidade mostra que a estratégia municipal tem impactado diretamente a população, contribuindo fortemente para a queda nos números de internações, de ocupação de leitos e no próprio índice da doença, com redução da quantidade de pessoas contaminadas. “Estamos tendo uma proporção de pessoas imunizadas no município e isso significa a retomada da vida. A gente começa a ver o impacto da vacinação e é importante que a população valorize cada vez mais a ciência e a vacinação, porque é dessa forma que as doenças são combatidas”.

Doiane ainda lembrou que a imunização com as duas doses favorece o bem coletivo, sendo uma responsabilidade de todos. Por isso, é importante também sensibilizar as pessoas do próprio convívio para completar o esquema de vacinação.

Além disso, ela ressaltou o empenho dos profissionais, desde os gestores até os bastidores, do quanto todos se mobilizaram para que chegássemos ao milhão. “Precisamos valorizar porque esse milhão está embutido em tudo isso, porque às vezes não temos a dimensão de todo o trabalho que é feito”.

O porteiro Washington Leal, de 55 anos, já tomou as duas doses da vacina. Ele, que diariamente convive com centenas de pessoas que circulam na recepção do prédio onde trabalha, confessou se sentir mais seguro em ambientes fora de casa depois que tomou a segunda dose. “Espero que os outros tenham consciência e tomem a segunda, terceira, quarta, quantas doses vierem”.

A secretária Karine Campos, de 46 anos, também já garantiu as duas doses do imunizante e acredita que a vacina é importante, pois enfraquece a potência do vírus. “Me sinto muito mais segura, mas não me descuido. Continuo usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento, tomando vitamina D para melhorar a imunidade”.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img