Salvador tem apenas 3 leitos de UTI disponíveis para crianças com Covid-19

Foto: Carol Garcia/GOV-BA

Atualmente, apenas dois hospitais que atendem à rede pública dispõe de leitos infantis para crianças com Covid-19, em Salvador. São eles o Martagão Gesteira e o Instituto Couto Maia. Nesta sexta-feira (7), apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 20 existentes, estão disponíveis. Na enfermaria, menos ainda, há duas vagas – de um total de 30.

As informações estão disponíveis na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os leitos do Martagão estão 100% ocupados na enfermaria, e 80% ocupados na UTI. O Couto Maia, por sua vez, está com a taxa da enfermaria em 80%, enquanto as unidades de UTI atingiram a marca de 90%.

Segundo a gestão municipal, os leitos infantis devem ser ampliados na próxima semana. “O secretário Leo Prates tem reunião com o Martagão para articular essa operação. Já determinei a ampliação dos leitos pediátricos no Martagão. Tínhamos 20 vamos pra 30. Três já entram em funcionamento semana que vem. Os outros 7 estamos trabalhando para termos pelo menos mais cinco leitos no Martagão”, afirmou Bruno Reis sobre o assunto.

Metro 1

COMPARTILHAR
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.