Debate marca apresentação da Carta de Direitos Climáticos do Nordeste de Amaralina

Published:

Em evento realizado no último sábado (1) foi apresentada a Carta de Direitos Climáticos do território Nordeste de Amaralina. O encontro, que aconteceu no Parque da Cidade, reuniu moradores, lideranças comunitárias e governamentais em um debate sobre a crise climática na região. O documento será apresentado na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém (PA) em 2025. A carta foi uma iniciativa da comunidade, construída de forma participativa, em busca de políticas públicas concretas que visem a justiça climática, tendo como referência as necessidades e desafios locais na preservação do meio ambiente e no enfrentamento das mudanças climáticas.

“É muito gratificante ser convidado para debater um tema tão importante como o clima dentro da nossa comunidade. Mas entendemos que é preciso fortalecer esse debate de forma contínua, não apenas por conta da aproximação da COP30, discutindo políticas climáticas e públicas no Nordeste de Amaralina”, reforça Rodrigo Coelho, diretor jurídico do NES.

‘’Mudança do clima e do ambiente em si, essas pessoas estão reivindicando o direito do bem-estar, o bairro sofre com ilhas de calor por falta de arborização, a coleta de lixo, o saneamento básico. Foi muito interessante saber que elas tinham essa consciência e estão buscando esses direitos. A carta tem esse objetivo da justiça climática, eu sou estudioso de justiça climática, pra mim é muito importante sair essa voz daqui, saber que existe dentro do nosso território uma potencia e uma liderança climática estar lá é trazer todo meu território junto, trazer toda a comunidade e saber que ela vai ser ouvida ‘’ relata Tiago Silva, um dos coordenadores da Carta dos Direitos Climáticos e morador do Nordeste de Amaralina

“A Neoenergia Coelba apoia a Carta Climática por entender que ela representa um compromisso com o futuro que queremos construir. Desenvolvemos diversos projetos voltados à sustentabilidade, como o Vale Luz, que está presente aqui no evento com ações de educação ambiental e distribuição de brindes. Também mantemos no Parque da Cidade a unidade móvel educativa, um caminhão que ensina de forma lúdica sobre eficiência energética. É assim que buscamos contribuir para um futuro com justiça social e ambiental”, destaca Rafael Damaceno, representante da Neoenergia.

Kezia Carvalho
Kezia Carvalho
Jequieense e estudante de Jornalismo, é fascinada pela comunicação e moradora do Nordeste de Amaralina. Para ela, conhecer o NORDESTeuSOU foi um divisor de águas, fortalecendo seu olhar sobre questões sociais e o valor da cultura periférica. Iniciar sua trajetória jornalística no bairro é, para Kezia, uma grande realização e uma oportunidade de ser voz ativa na comunidade, cercada de pessoas que vivem o jornalismo de forma verdadeira e inspiradora.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img