spot_img

Deputado Rosemberg emite moção de pesar pela morte do Mestre Bozó Preto

Published:

“Não há como falar da capoeira no Brasil, sem conhecer a história e o compromisso que sempre teve Mestre Bozó Preto com o legado da capoeira”, afirma o parlamentar.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), encaminhou uma moção de pesar pelo falecimento, neste domingo, 4, de Carlos Alberto Conceição dos Santos, 61 anos, o Mestre Bozó Preto como era conhecido.

“A Capoeira está de luto! Perdeu seu grande Mestre, um pai, um lutador, um guerreiro que jamais se curvou diante das adversidades encontradas. Aos familiares e amigos, meus sinceros sentimentos. Que Deus dê forças para superar esse momento”, declarou, consternado, o parlamentar.

Mestre Bozó Preto era sobrinho de Mestre Bimba – o criador da Capoeira Regional – e iniciou a prática da capoeira aos quatro anos de idade no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Fundou, em 25 de agosto de 1979, a Associação de Capoeira Regional da Bahia (ACRB). A entidade é responsável pela formação de diversos mestres e professores que mantêm vivo o legado da Capoeira Regional pelo mundo.

O capoeirista também era engajado com movimentos sociais e comprometido com o Nordeste de Amaralina, bairro onde morou e lecionou Capoeira por muitos anos. Foi um dos idealizadores das rodas de capoeira no Largo das Baianas, na orla de Amaralina, no local, foi inaugurada uma praça no largo que leva o seu nome.

Em agosto de 2019, o Mestre Bozó Preto foi um dos homenageados no Legislativo baiano durante Sessão Especial, proposta pelo deputado Rosemberg, em Homenagem ao Dia da Capoeira.

O velório do corpo do Mestre foi realizado, na segunda-feira, 5, no Cemitério Campo Santo, em Salvador.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img