spot_img

É tudo nosso, nada deles. Feliz 2022.

Published:

Na favela é sempre “luta por cima da batalha”. Em 2021, assim como acontecera em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, essa máxima esteve ainda mais acentuada. Os já corriqueiros problemas inerentes aos bairros populares da cidade, como a miséria e o abandono, somados aos altíssimos índices de desemprego tornaram o pão de cada dia cada vez mais escasso na mesa dos moradores do Complexo Nordeste de Amaralina. A pandemia e violência fizeram com que a morte rondasse constantemente os lares do Nordeste, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada.


Não foi somente o novo coronavírus que nos fez vestir o luto em 2021. Ações desastrosas da Polícia Militar dentro do Complexo mais uma vez vitimou nossos jovens. Destaque para o trágico assassinato do garoto Ryan Andrew, morto no dia 26 de março, durante uma operação policial no Vale das Pedrinhas. Jamais será esquecido. Ryan Andrew, presente!


Quem também jamais será esquecido é o Mestre Bozó Preto, falecido no dia 4 de julho. Capoeira dos bons, que deixou sua semente plantada nas centenas de jovens que aprenderam com ele a arte que lhe fora passada pelo lendário Mestre Bimba. Saravá, Bozó Preto. Inesquecível também será o combativo líder comunitário Gil de Leon, vitimado por um câncer, mas eternamente vivo nas suas dezenas de projetos sempre em prol da comunidade. Gil De Leon, Presente. Aos familiares e amigos de todos aqueles outros que nos deixaram nossas sinceras condolências.

NES 10 Anos – Ao completar em 2021 uma década de atuação junto à comunidade, o Nordesteusou fez mais uma vez valer o seu papel de agente social e transformador. Através da campanha Prato das Comunidades, o NES pôde ajudar centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Destaque também para o projeto Mães das Favelas, iniciativa da parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), e que contou com apoio do NES para distribuição de cestas básica. À CUFA o nosso muito obrigado.
Obrigado também, a você morador da Chapada, Vale, Nordeste ou Santa Cruz. Sem vocês nada seria possível. É tudo nosso, nada deles. Feliz 2022.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img