spot_img

ECMO: ENTENDA O TRATAMENTO QUE ESTÁ SENDO FEITO EM PAULO GUSTAVO

Published:

Internado desde o dia 13 de março por conta de Covid-19, o ator e comediante Paulo Gustavo apresentou uma piora de seu estado de saúde nesta sexta-feira (2), segundo informou o último boletim de sua equipe médica. Paulo Gustavo foi submetido a uma terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

Segundo o médico intensivista Victor Cravo, coordenador do Americas Medical City, o tempo médio de tratamento por ECMO em pacientes com situação semelhante a de Paulo Gustavo é de 10 dias. Para o médico, as chances de recuperação do ator são “muito boas”.

— O ECMO é uma terapia feita através de uma máquina, que substitui a função de troca de oxigênio que o pulmão faz. Com isso, você consegue descansar o pulmão até ele poder ser exigido novamente e conseguir fazer essa troca. O paciente tem um sangue passando por uma máquina, que tem uma membrana, e essa membrana oferta o oxigênio e leva o gás carbônico, exatamente o que o pulmão faria — explica Cravo, que aposta em uma melhora no quadro de Paulo Gustavo:

— No caso dele, por ser um homem jovem, magro, sem nenhum fator de risco, as chances são muito boas. Eu tive, recentemente, uma paciente de 26 anos que passou pelo mesmo procedimento e respondeu muito bem. Estamos com bastante esperança de que se resolva. De uma forma geral, na população toda, quanto mais idoso e com comorbidades, pior é o desfecho, que pode chegar a 50% dos casos. Mas no caso dele, a gente trabalha com uma chance muito maior — afirma o médico.

Na noite desta sexta-feira, Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, postou um desabafo nas redes sociais, no qual relatou estar vivendo “dias difíceis”. O médico pediu por orações pelo marido e recebeu o apoio de diversos famosos na rede, como Larissa Manoela, Bruna Marquezine, Monique Alfradique, Giovanna Lancellotti.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img