spot_img

Rui rompe negociação e decreta o fechamento total do Colégio Estadual Odorico Tavares, denuncia Hilton Coelho

Published:

Por Politica Livre

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hilton Coelho (PSOL) criticou o governador Rui Costa (PT) que, segundo ele, “rompeu com a mesa de negociação estabelecida entre representantes do Colégio Estadual Odorico Tavares, Secretaria de Educação (SEC) e não aceitou a proposta oriunda do Ministério Público que solicitou um prazo para pré-matrícula com a finalidade de comprovação da baixa procura pela Unidade Escolar.

O governador Rui Costa, conforme Hilton, com esse posicionamento, fecha um ciclo de ‘abandono e boicote ao colégio que é referência na educação da Bahia’.

Segundo relata o parlamentar, desde 2010, turmas vem sendo fechadas, matrículas reduzidas ou dificultadas criando um ambiente de abandono no colégio que via o número de alunos serem reduzidos gradativamente.

“O mais grave é que essa prática não é um fato isolado, mas uma política do governo da Bahia que vem trabalhando há anos para fechar unidades escolares, manipulando informações através da própria SEC com o único intuito de fechar escolas e deixar a nossa população sem acesso às vagas da rede estadual”.

Para Hilton Coelho, “o governador Rui Costa aponta para o retrocesso na política educacional e segue a sua linha de morte à nossa juventude. A Bahia é um dos estados com maior número de estudantes fora da escola, ao passo disso, é um dos campeões em morte entre jovens de 15 a 29 anos. Não é aceitável que a proposta para a nossa juventude seja mais do mesmo, ou o mercado informal ou a morte. Queremos a nossas escolas abertas, atendendo as demandas da nossa população e possibilitando um horizonte melhor para o nosso povo”.

O parlamentar quer saber se a razão de fechar a escola está relacionada à especulação imobiliária. “Por que fechar uma escola cujo IDEB é maior que o do Estado e que está entre as 10 escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Salvador com as melhores notas no ENEM? Por que fechar uma escola com prédio próprio e com boa infraestrutura? Por que fechar uma escola cuja equipe pedagógica composta por especialistas, mestres e doutores preocupados com a formação humana? Por que fechar uma escola que tem demanda de matrícula?”, questiona e conclui Hilton Coelho.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img