O que é ser blogueiro ou Bloguettos?

Até anos atrás, o blogueiro (a) só eram pessoas que escreviam em página de sites sobre os mais variáveis assuntos, como; maquiagem, viagens e entre outros. Agora ser blogueiro (a) não é só a pessoa que escreve em um blog, mas também quem faz produção de conteúdo para suas próprias redes sociais, principalmente no Instagram e Youtube – onde também são chamados de digital influencer (influenciadores digitais). Hoje com a popularização das redes sociais muitos adolescentes e jovens estão se envolvendo ainda mais na era “REDE SOCIAIS “, mas para ser um blogueiro você precisa necessariamente de milhões de seguidores? Engana-se quem acredita nesta teoria dos milhões.

O Nordeste de Amaralina, além de ser um celeiro de cultura, também vem se tornando um espaço de BLOGUEIROS, e porque não dizer “BLOGUETTOS” (Blogueiros Do Guetto). O que nos define ser um blogueiro (a) de sucesso, é quando nos conhecemos e entendemos nos termos e buscamos obter engajamento. Então mesmo que você tenha conhecimento no seu nicho no início, o importante é você se comprometer com seu” trabalho” e procurar melhorá-lo com o tempo. O NORDESTeusou entrevistou três digitais influence com conteúdo diferentes para saber qual a visão delxs sobre essa nova profissão.


Karine Guimarães (@karineguimarães), Baiana, soteropolitana, moradora de bairro periférico, negra e portadora de uma doença em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele, a linda modelo esbanja charme, estilo e, sobretudo, autoestima nas suas redes sociais com seus 13 Mil e 500 seguidores. Atualmente a digital influence está participando da campanha de uma grande empresa de cosméticos que na noite do último dia (25) estreio no horário nobre da tv aberta. “Quando eu ganhei pela primeira vez um produto de uma grande empresa de cosmético, protetor solar, daí eu percebi que dava para ganhar um dinheiro com o instagram , eu nem me classifico como digital influence, eu me considero uma pessoa que gosta de trabalhar com instagram”, disse ela .


Já o jovem Albert Breasy (@albertbreasy) atualmente com 5.648 seguidores “Pra mim ser blogueiro é levar o entretenimento, diversão e outros assunto relacionados ao interesses dos seguidores, ter um bom conteúdo e também interagir com o público”


Wendel Nogueira (@dedelnogueira ) atualmente com 10 mil seguidores “Ser blogueiro pra mim é criar conteúdos sobre diversos assuntos! É levar informações, entretenimento, a todos que me assistem e que me seguem! É levar informações sobre minha região e o meu bairro! É mostrar que todo bairro tem diversão, tem cultura etc. É consegui mostrar uma realidade que muitos não mostram! É eliminar o preconceito, o medo, e a visão que as outras pessoas tem do meu bairro: Nordeste de amaralina!
Com tudo isso alcançar um público eclético, levar diversão e alegria para todos nunca esquecendo de onde vim e o que sou!”


Por ser uma profissão ainda muito nova, não há uma formação específica para a função de blogueiro ou blogueira. Em geral, eles buscam se formar na área da qual abordam. Se uma blogueira (a) fala sobre dança por exemplo, é interessante que ela estude dança; se ela aborda sobre moda e estilo, pode ser formar em Moda, e por aí vai.

Independente da área que aborde, a blogueira (o) não deixa de ser uma comunicador. Sendo assim, uma boa forma de se preparar é por meio de cursos da área de comunicação, como Jornalismo, Marketing ou Publicidade e Propaganda.

COMPARTILHAR
Denny Silva
Coluna NES