spot_img

Especialista alerta sobre risco de apagão na Bahia

Published:

‘Se continuar desse jeito, vai ter apagão na Bahia’, foi que disse o professor Leandro Carralero, especialista e coordenador do programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis da Unijorge, em entrevista ao jornal Correio.

De acordo com Carralero, nessa época do ano, os reservatórios da Bahia estão atualmente na casa dos 40% quando deveriam estar em 80%. Ainda segundo o professor, embora a situação dos reservatórios hídricos no estado não seja preocupante, ele acredita que a Bahia pode sofrer impactos da crise vivida principalmente no centro-sul do país em razão da escassez de chuvas.  

“A Bahia está dentro de um sistema nacional. A energia gerada aqui vai para outros estados também e, com certeza, a crise afeta a todos, independente de como estejam seus reservatórios”, explica Carralero.

“Minha aposta é que, daqui para o Verão, eles vão tentar fazer apagões estratégicos por período de tempo. Por exemplo, fica três horas sem energia em um lugar, depois mais três horas em outro. Não será tudo de uma vez só ou inesperado como foi em 2001 e sim uma ação estratégica”, completou o especialista.

Confira cinco dicas de economia de energia: 


1ª – Aproveite a luz natural para realizar as atividades; 
2ª – No mês de setembro, as temperaturas costumam ficar maiores. Não use o chuveiro elétrico; 

3ª – Use lâmpadas LED, que são mais eficientes e econômicas; 
4ª – Os aparelhos carregam até 100%. Mais tempo do que isso na tomada é gastar energia; 

5ª – Se possível, reduza o uso do ferro de passar, ventilador e ar condicionado 

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img