spot_img

Ex-morador do Nordeste de Amaralina estréia exposição “Santos e Orixás: Divindades em papel”.

Published:

Artista visual Samuel Cruz estreia exposição às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente

O 5 de junho é a data que abriga o Dia Mundial do Meio Ambiente, geralmente marcado por uma série de reflexões sobre quais ações cada indivíduo pode tomar para preservar a vida no planeta Terra. Entre tantas possibilidades, Samuel Cruz, artista visual baiano, faz surgir arte de folhas de jornal, material quase sempre descartado após sua data de publicação. No dia 3 de junho, dois dias antes do Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9h, Samuel Cruz estreará a exposição Santos e Orixás: Divindades em papel.


O local que receberá as obras de Samuel Cruz, o Centro de Estudos AfroÍndio- Americanos (CEPAIA) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), está situado no Santo Antônio Além do Carmo, charmosa área do Centro Histórico de Salvador. Neste espaço cada vez mais festejado pelos apaixonados da cultura
baiana, Samuel exibirá peças que representam santos católicos e orixás das religiões de matriz africana, que tanto povoam a fé e o imaginário de muitos baianos e brasileiros.


A relação entre Samuel Cruz e a arte, em especial a confecção de peças artísticas com jornal, se estreitou após o artista sofrer um grave acidente de trânsito que comprometeu os movimentos do braço direito. O diagnóstico foi de uma recuperação difícil e, como um tipo de fisioterapia alternativa, foi recomendado que realizasse atividades manuais. Além de se recuperar totalmente e antes do tempo previsto, Samuel percebeu um talento extraordinário para as artes visuais. Ao se desafiar diariamente, Samuel Cruz desenvolve um trabalho de tamanha beleza que além de decorar espaços nobre e populares da Bahia e do Brasil, já pode ser conferido em diferentes partes da Europa.

SERVIÇO


Evento: Exposição Santos e Orixás: Divindades em papel, de Samuel Cruz.
Data: 3 de junho a 4 de julho de 2022. Cerimônia de abertura: 3 de junho, às 9h.
Local: Centro de Estudos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA) da
Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Endereço: Rua do Passo, n. 4, Santo Antônio Além do Carmo. Centro
Histórico de Salvador – BA.
Contato do artista: (71) 98672-9637

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img