spot_img

FÉ E DEVOÇÃO: Católicos celebraram Festa de São José de Amaralina no último final de semana.

Published:

“Amaralina se faz hoje um povo, para exaltar e louvar São José…”. Entoando o famoso cântico centenas de fieis renderam homenagem a São Jose. A tradicional festa foi realizada no último sábado (18), na Paróquia São José, em Amaralina. Procissão Luminosa tomou conta da rua principal de Amaralina no último sábado (18). Comemorada no dia 19 de março, a data foi antecipada por conta do calendário da Quaresma.


A programação festiva foi iniciada com uma missa às 5 horas da manhã e seguiu ao longo do dia. Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis foi a procissão Luminosa e a missa Campal, celebrada pelo ex-pároco Juraci Gomes, e que após a pandemia voltou a acontecer de forma presencial e reuniu uma multidão de fiéis pelas ruas do bairro.


A paroquiana, Alair dos Anjos, 80 anos, se recorda das dificuldades enfrentadas na pandemia e o quanto a fé em São José a ajudou a superar a fase ruim.


“O medo tomou conta. A dúvida assombrava minha cabeça se iríamos retomar com nossos rituais, além disso, ter que enfrentar a perda de entes queridos. Meu irmão faleceu e não conseguimos nem ir ao sepultamento, logo em seguida, foi meu marido. Foram mais de dois anos muito difíceis. Mas, Deus e São José eram e continuam sendo minha força”, desabafa.


Ainda de acordo com a aposentada, participar da procissão teve um sentimento especial: “Mesmo diante de tudo, eu nunca tive covid. E hoje, é olhar pra trás e pensar no que tudo que passamos é ver a glória de Deus, é a paz, é o amor de Deus agindo nas nossas vidas e nos nossos corações. Viva São José!”,comemora.

Quem tem fé não se deixa enfraquecer por qualquer obstáculo que possa aparecer. Esse é o caso da devota, Elza de Mello, 52 anos, que há mais de dez anos participa da procissão fazendo um percurso diferenciado. O problema de locomoção, não é impedimento para a devota. A senhora que mora próximo ao mercado Atakarejo, espera á procissão passar pela via principal, a fim de saudar São José. “Sempre faço isso e mais um ano com muito entusiasmo venho agradecer. Estamos vivos, é a prioridade maior, então, gratidão São José”, conta do seu ato.


O microempreendedor Roberto Bonfim, 42 anos, acompanhou a missa e redeu graças a uma benção alcançada na saúde da sua filha. De acordo com seus relatos, a sua filha foi diagnosticada com uma doença grave ainda na gestação, mas com a intervenção do santo o milagre aconteceu.
“Minha esposa estava grávida e desde o terceiro mês, era apontado nos exames, que ela seria portadora de uma doença grave. Mas, eu na fé, sempre pedindo a Ele, e refazendo os exames, e clamando a intercessão de São José, e Nossa Senhora. Desejava que se fosse da vontade de Deus, minha filha viesse perfeita. Mas, a fé é poderosa. Faltando pouco dias do seu nascimento, os novos exames não apresentaram nada. A médica refez e veio a confirmando que minha filha não tinha nenhuma doença. Foi Deus”, relembra o episódio.


De acordo com Jéssica Rebouças, 29 anos, foi recorrendo ao Padroeiro dos Trabalhadores que conquistou o tão desejado emprego.
“Em fevereiro de 2012 fiquei desempregada. Em março do mesmo ano, eu pedi a graça de conquistar um emprego. Já em abril, estava empregada novamente. Eu acredito que foi pela fé. Eu participava, servia nas novenas e pedia pela graça. Depois disso estou todos os anos agradecendo”, relembra a jovem.
Viva, São José!

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img