Um verdadeiro pedido de socorro. É assim que descreve uma funcionária terceirizada do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, que enfrenta constantes atrasos no pagamento de salários. A unidade, que integra a rede municipal de saúde, é administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
“Não recebemos a primeira parcela do décimo terceiro nem o salário de dezembro! Estamos todos com cartões de crédito, aluguel e outras contas em atraso. Todo mês o salário é pago, mas sempre com vários dias de atraso. O vale-alimentação só é pago após o dia 15. A única coisa que chega no prazo é o transporte”, desabafou um colaborador que preferiu não se identificar.
“Quando o Multicentro era administrado pela Santa Casa, os pagamentos eram sempre realizados pontualmente. Até hoje, ninguém sabe ao certo a origem da empresa ISAC, que, desde que assumiu a gestão, tem deixado muito a desejar. Chegaram até a nos sugerir que alterássemos a data de vencimento dos nossos cartões devido aos constantes atrasos. Além disso, estamos trabalhando mais e recebendo menos”, concluiu.
Em entrevista à reportagem, um funcionário do Multicentro de Saúde Dr. Adriano Pondé, localizado em Amaralina, relatou que a unidade enfrenta problemas semelhantes, sendo administrada pelo Instituto Provida.
“Estamos com todos os pagamentos em atraso e, muitas vezes, precisamos recorrer ao nosso próprio bolso para conseguir trabalhar. Quando buscamos esclarecimentos com a coordenação da unidade, não recebemos nenhuma resposta. Continuamos no trabalho porque precisamos, temos famílias para sustentar”, afirmou o funcionário da unidade Dr. Adriano Pondé.
O Nordesteusou entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta.