spot_img

Futurista britânica vem a Salvador para Festival Afrofuturismo da Vale do Dendê

Published:

Conhecimento ancestral, práticas indígenas e tecnologias digitais. Esses são os pilares da filosofia Cyborg Shamanism, ou Xamanista Ciborgue, criada pela futurista britânica Adah Parris, uma das atrações internacionais do Festival Afrofuturismo – Ano V, que acontece dias 20 e 21 de novembro de 2023, no Centro Histórico de Salvador.

Defensora ativa da sensibilização para a saúde mental e da diversidade cultural, a famosa Inovadora Emergente Global da TED Talks irá apresentar a perspectiva única sobre inovação, transformação e tecnologia que a levou a explorar o impacto da tecnologia na identidade, cultura, economia e ecossistemas.  

Além da futurista britânica, nomes como Tânia Tomé (Moçambique), Ana Mosquera (Peru), Yuniya Khan (Guiana/EUA), Ronell Perry (EUA), Getrude Matshe (Zimbabue) se unirão a palestrantes nacionais como Ubiraci Pataxó, mestre do saber e aprendiz de Pajé, Grazi Mendes – Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, Karen Santos, cofundadora da UX para Minas Pretas , entre outros, para promover um intercâmbio cultural a partir do tema central do evento – De volta para o futuro, propondo discussões pertinentes e relevantes para a construção de um novo mundo ideal.

Nesses dois dias de Festival Afrofuturismo, o Centro Histórico de Salvador será transformado em Cidade Afrofuturista, onde a Casa Vale do Dendê e mais seis espaços irão abrigar a programação composta por palestras, talk shows, painéis, uma Arena Gamer e atividades culturais simultaneamente.

O Festival Afrofuturismo tem um público formado por jovens profissionais, empreendedores, executivos nacionais e internacionais, criadores de conteúdos, jovens geeks e da periferia baiana, gamer e conta com patrocínios do iFood,e YouTube.

Em alinhamento com a proposta do evento no que se refere a promoção do intercâmbio cultural, a quinta edição do Festival receberá a delegação de Gana e convidados de países como Argentina, Nigéria, Colômbia, Peru e Estados Unido e Gana também confirmaram presença.

Diversidade em dados – Pela primeira vez no Brasil, a empresa Diversity Atlas, da Austrália, irá proporcionar uma nova experiência na coleta de informações sobre diversidade, cultura e demografia tendo como base a ancestralidade e história pessoal de cada participante.

Estes dados serão utilizados para desenvolver estratégias que visam melhorar o desempenho, inclusão e bem-estar social, a partir do mapeamento do perfil do público do evento.

A abordagem orientada por dados representa uma maneira inovadora de promover a diversidade e a inclusão, e o Festival Afrofuturismo é um bom espaço para esta experiência tendo em vista a expertise da Diversity Atlas no reconhecimento dos dados para elaboração das estratégias de diversidade, inclusão e desenvolvimento.

Sobre o Festival – Desde 2018, o Festival Afrofuturismo passou por diversas fases e modelos e vem se consolidando como evento de referência para inovadores e criativos de todo o Brasil, colocando Salvador – Bahia no mapa global de eventos ao lado de Austin (SXSW), Cannes (Festival de Cinema e Publicidade), Lisboa (Web Summit), Nova Orleans (Essence Festival) e outras cidades globais.

Sobre a Vale do Dendê – A Vale do Dendê é uma organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade tendo como foco sede a cidade de Salvador, Bahia, mas com ações em todo o Brasil. A organização teve início em novembro de 2016 e desde então já fomentou ecossistemas diversos em áreas como Gastronomia, Moda, Tecnologia, Games, Podcast e Música. Já foram aceleradas cerca de 300 empresas em ciclos de treinamento, consultorias networking e doações financeiras. Além disso, mais de 1000 empresas já participaram de atividades da organização que mantém sua sede na principal estação de metrô e ônibus do Norte e Nordeste onde passam mais de 500 mil pessoas por dia e acaba de inaugurar um hub de eventos no Centro Histórico de Salvador onde realiza ativações com marcas e eventos nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

O quê: Festival Afrofuturismo – Ano V

Quando: 20 e 21 de novembro de 2023

Onde: Centro Histórico de Salvador

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img