Glaucoma: Campanha alerta para doença como uma das principais causas de cegueira

Doença não tem cura, mas pode ser controlada com diagnóstico precoce

Foto: Fábio Junior/EPTV

Glaucoma é uma doença crônica, sem cura, mas pode ser controlada com diagnóstico precoce. Uma vez instalada, a cegueira por glaucoma não é reversível. 

Com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas e sinais do glaucoma, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) apoia a campanha ABRA OS OLHOS PARA O GLAUCOMA doença ocular de progressão lenta e que é uma das três principais causas de cegueira irreversível no mundo. A campanha é realizada neste mês de junho. 

Segundo o Atlas Vision, apresentado pela IABP – International Agency of Blindeness Prevention, estima-se que o glaucoma esteja presente em pleno menos 3 milhões de pessoas cegas no mundo e em cerca de outros 4 milhões com perda moderada a grave de visão1.  No Brasil, o Ministério da Saúde calcula “mais de 900 mil pessoas afetadas pelo glaucoma” 2.

“Como o glaucoma, na maioria de suas formas, não apresenta sintomas em estágios iniciais, pois a perda de visão se instala preferencialmente na periferia do campo visual e, geralmente, as pessoas somente procuram tratamento quando já há perda de visão. Isso pode significar que o número de pessoas com glaucoma é muito maior do que aqueles já com perda de visão estabelecida”, afirma Dr. Roberto Pedrosa Galvão Filho, presidente da SBG. 

“A campanha é importante, pois lembra da necessidade de consultas periódicas, pelo menos anual para quem tem acima de 40 anos, e ,uma vez diagnosticado, o glaucoma, reforça a necessidade da adesão do paciente ao tratamento, que pode retardar a progressão da doença”. completa. 

Para mais informação sobre a campanha Abra os Olhos para o Glaucoma e outras condições de saúde ocular, acesse www.visaoemdia.com.br

COMPARTILHAR
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.