spot_img

[Iniciativa do bem] Morador do Vale das Pedrinhas transforma sua casa em uma biblioteca.

Published:

35Como diz o grande Paulo Freire: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. Partindo das sábias palavras desse grande educador brasileiro, vamos contar um pouco da história de Valter Santos, morador do Vale das Pedrinhas que tem uma forte paixão pelos livros e o mundo das leituras. “Sempre fui encantado pelos livros e o que eles fazem na vida de quem permite lê-los. São portas que se abrem e transforma as pessoas. O conhecimento é algo que é seu e você leva para sempre”, explica.

Tudo começou quando ainda era jovem. Valter trabalhava como carregador de livros para instituições de ensino do Nordeste de Amaralina: “Trazia o sustento de casa e ao mesmo tempo notava o seu poder transformador. Não tive oportunidade de estudar. Mas queria abrir de alguma forma mudar outras realidades. Mostrar e tornar fácil acesso das pessoas aos livros”, destaca Valter. Com o passar do tempo, conseguiu um novo emprego. Começou a trabalhar em uma Faculdade privada de Salvador. “O destino me pregou uma peça, fui trabalhar no setor da biblioteca. Encantava-me vendo as pessoas ficarem horas e mais horas debruçados sobre os livros. Extraindo informações dele. Queria ver uma forma de trazer esse espaço para minha comunidade. Daí, surgiu a ideia da biblioteca na minha casa”, explica. 


Após conseguir um espaço, Valter, precisava dos livros: “Minha casa se tornou uma biblioteca (risos). Mas precisava do mais essencial, os livros. Metade do sonho estava realizado. Comecei a conversar com amigos, familiares e vizinhos. Aos poucos fui recolhendo doações de pessoas que abraçaram a ideia. Hoje, conto com um acervo de livros de várias áreas. Temos: infantil, literatura brasileira, romance, direito, dicionários de várias línguas, religioso e outros. Aqui todos encontram o seu mundo dentro dos livros. O livro é vendido a um valor simbólico que varia de R$:1,00 a 10.00”, conclui. 
A biblioteca do Valter fica localizada no Vale das Pedrinhas de frente a escola do Santo André. O horário de funcionamento vai das 8:00 às 17:00. De segunda a sexta. 

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img