O Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (29), o leilão do terreno do antigo Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, bairro nobre de Salvador. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
O Odorico Tavares foi fundado em 1994 e tinha capacidade para mais de três mil alunos. O fechamento aconteceu no início de 2020 e foi marcado por protestos de estudantes.
O pregão acontecerá em forma híbrida (presencial e online) e as propostas serão recebidas no Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana. Os interessados também poderão entrar em contato através do site da RJ Leilões.
De acordo com o governo, as propostas poderão ser feitar a partir de 4 de setembro deste ano. Os interessados em comprar o terreno poderão visitar o local a partir de quinta-feira (31) até 3 de setembro.
A venda do colégio foi autorizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) após votação em janeiro de 2020. Na época, o Governo do Estado informou que o dinheiro da venda seria utilizado para construir e reformar outras escolas.
Em 2019, cerca de 300 alunos estavam matriculados e a redução de estudantes foi a justificativa do governo para decisão da venda da unidade de ensino. Ainda na época, o governo estimava que o terreno poderia render R$ 50 milhões aos cofres do estado.