Uma dica para quem pretende renovar o guarda-roupa, mudar a decoração da casa, ou comprar novos equipamentos ou eletrodomésticos com preços mais em conta: começa hoje e segue até o próximo dia 8 de fevereiro, a 22ª edição da Liquida Salvador. Mais de 5 mil pontos de vendas de shoppings centers e do comércio de rua participam da ação promocional deste ano, oferecendo produtos e serviços com descontos que podem chegar a até 70%. A expectativa é de que as vendas alcancem R$ 600 milhões – 5% a mais em relação ao ano passado.
“É uma ação consolidada, uma marca de sucesso, uma campanha que se tornou geradora de empregos e que impulsiona as vendas do comércio, nos mais diferentes segmentos. A cada ano, procuramos qualificar a Liquida, seja com uma estrutura mais ampla e organizada, seja com grandes prêmios (ver matéria na página seguinte)”, diz Alberto Nunes, presidente da Câmara de DIrigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador), entidade que organiza a liquidação.
Segundo ele, a grande novidade este ano é a alteração do calendário do evento. “Optamos em antecipar a liquidação e relizá-la antes do Carnaval. Assim, aproveitamos também o grande movimento de turitas em Salvador nesta época do ano, o que deve reforçar ainda mais as vendas”, diz.
Ele salientou ainda que o varejo de todo o país sofreu muito nos últimos quatro anos por conta da recessão econômica, e eventos como a Liquida Salvador são uma forma de estímulo e suporte ao setor. “É uma proposta que vem para ajudar o lojista a manter empregos, impostos e reforçar o caixa para que tenha fôlego para o resto do ano”, conta Nunes.
Além de Salvador, a Liquida ocorre também em algumas cidades da região metropolitana, como Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias. Os lojistas da capital e do interior prometem descontos entre 5% a 70%. O coordenador da campanha, Bernardo Carvalho, alertou os empresários para a necessidade de oferecer descontos reais.
“Os descontos vão de 5% a a 70%, mas o consumidor deve pesquisar. Pedimos aos lojistas que deem descontos verdadeiros. Foi isto que sempre garantiu a credibilidade da ação nesses mais de 20 anos. Não aumentem os preços para dar descontos depois porque isso não é bom nem para a campanha nem para o lojista”, afirma.
Otimismo
Os lojistas estão animados. Felipe Sica, diretor da Leão de Ouro, conta que a rede de calçados, com dez lojas em Salvador e Aracaju, irá oferecer descontos que podem chegar a 50% em algumas lojas. Na grande maioria das unidades, porém, os descontos vão variar entre 10% a 30%.
“A expectativa é a melhor possível. A Liquida acertou em relação à mudança de data, especialmente para o nosso segmento esta alteração é muito boa. Estamos preparados para a ação, temos um bom estoque para a liquidação e ofertas atrativas para que o consumidor se sinta motivado para comprar nas nossas lojas”, afirmou.
Já Bruno Thomaz, proprietário da Oito Baby, espera uma alta nas vendas de 10% em relação a Liquida do ano passado. A loja vai oferecer descontos médios de 50%. “Vamos participar do evento com muitos produtos e ofertas para que o consumidor aproveite a campanha e tenha oportunidade de comprar”, diz.