spot_img

Lixo descartado de forma irregular no Nordeste de Amaralina, atrapalha a mobilidade urbana

Published:

Por muitas vezes a nossa equipe flagra moradores em toda a comunidade descartando o lixo em local e hora inadequada, os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. Na maioria dos casos, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

O fato mais surpreendente é que, justamente quem mais sofre e reclama com a sujeira, também é responsável por provocá-la. Quem sabe assim, o cidadão pensa duas vezes antes de jogar papel em vias públicas, de dispor os sacos de lixo fora do horário da coleta e até mesmo de lançá-los em terrenos, praças, esquinas e áreas verdes. Lembre-se, quando o assunto é limpeza urbana, a responsabilidade é de todos.

O papel do picolé, a latinha do refrigerante e o embrulho do presente quando descartados em vias públicas, praças e terrenos afetam a higiene do ambiente e tornam tudo mais sujo. Portanto, caso você gere algum lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e faça o descarte de modo correto.

Como podemos ver na foto tirada por nossa equipe o lixo acumulado na Rua Rinaldo de Matos, avenida principal do Nordeste de Amaralina chega a ocupar parte da rua dificultando a passagens dos veículos e obstruindo o passeio público. Sacos de lixo dispostos fora da lixeira, resíduos de construção civil depositados inadequadamente e o material descartado em vias públicas acumulam sujeira e formam um cenário que ninguém gosta de ver e conviver e é o grande causador de enchentes e alagamentos, porque um simples papel jogado em vias públicas pode entupir galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img