spot_img

Mestre Bimba: Campeão da Capoeira

Published:

Mestre Bimba, que atualmente dá nome ao circuito oficial do carnaval no Nordeste de Amaralina, foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional. Ele colocava regras para os participantes das aulas, tais como não beber, não fumar, ter boas notas na escola, dentre outras. Com seu método, foi responsável por tirar a capoeira da marginalidade. O mestre já recebeu o Prêmio Onoris Causas, concedido pela UFBA por serviços prestados à cultura da Bahia, dentre outros títulos.

Em uma das suas entrevistas, Mestre Bimba disse: “Em 1928 eu criei, completa, a regional, que é o batuque misturado com a Angola, com mais golpes, uma verdadeira luta, boa para o físico e para a mente”.  Para constituir a Capoeira Regional, ele utilizou dos seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque. A Capoeira Angola é uma manifestação primitiva que nasceu da necessidade de libertação de um povo escravizado, oprimido, sofrido e revoltado e o Batuque, é uma luta braba, violenta, onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas.

Mestre Bimba fazia apresentações para turistas no Nordeste de Amaralina, local também, escolhido para um documentário para a União Soviética sobre o capoeirista. Ele acreditava que a capoeira tinha que se renovar para não ser engolida pelas lutas estrangeiras. O Baiano, faleceu em 5 de fevereiro de 1974 em Goiânia, aos 73 anos, sem presenciar a profissionalização da capoeira que ajudou a criar, um ano depois de deixar sua terra natal, a convite do seu aluno Osvaldo de Souza quem prometeu muitas vantagens ao mestre, após as constantes decepções de Mestre Bimba com a Bahia.  

Em seu 119º aniversário do Mestre Bimba foi objeto de homenagem com um “Google Doodles”. Doodles são essas versões diferentes da marca do Google e são utilizadas especialmente em feriados, eventos importantes e aniversários de pessoas famosas como artistas, escritores, cientistas, etc. Em outras palavras, os Doodles são a forma do Google prestar sua homenagem e se posicionar diante de algum acontecimento marcante.

Robert Santos
Robert Santos
Um taurino falando de tudo um pouco. Vez ou outra o assunto é sério. Tô sempre procurando maneiras melhores de viver a vida e reclamando no caminho porque ninguém é de ferro.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img