Multicentro de Saúde do Vale das Pedrinhas volta a ser alvo de críticas; Secretaria de Saúde envia nota ao NES

Published:

O Multicentro de Saúde do Vale das Pedrinhas voltou a ser alvo de críticas da comunidade. Moradores relatam que, mesmo após agendamento, o tempo de espera para conseguir uma consulta pode variar de três a seis meses, o que tem gerado indignação.

As filas da madrugada foram substituídas pelo agendamento online, mas a mudança, segundo os pacientes, só piorou o atendimento. O sistema é considerado falho e muitas pessoas, principalmente idosas, não têm acesso à internet.

Além da dificuldade no acesso digital, quem consegue marcar consultas enfrenta outro problema: a falta de vagas. O resultado, de acordo com a população, é o mesmo de sempre demora, frustração e saúde em segundo plano.

Em protesto, os moradores cobram respostas da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal da Saúde. A moradora Tatiana, que aguarda há mais de um ano por atendimento, desabafou:

“Eu tenho um ano e oito meses na regulação esperando um oftalmologista. Eu sou diabética, tenho pressão alta, já infartei, tenho stent e ainda não consegui. Não estou nem enxergando direito, porque meu açúcar está alto”, contou.

Ela também relatou a dificuldade para conseguir atendimento com endocrinologista. “É quase um ano de espera. Para renovar a receita, ainda precisa passar pela assistência social. Não são todos, mas alguns profissionais tratam a gente com ignorância”, completou.

O que diz a Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de sua assessoria, enviou uma nota ao Nordesteusou, que publicamos na íntegra:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da plataforma Salvador Digital, disponibiliza as vagas de consultas e exames para quem para quem já é acompanhado nos Multicentros da capital. Agora, esses usuários podem solicitar consultas de retorno, exames e interconsultas sem sair de casa, acompanhando todo o processo pelo site com mais comodidade. O agendamento é realizado de acordo com a disponibilidade de vagas.
Neste primeiro momento, multiplicadores do Multicentro estarão disponibilizando QR Codes e orientação aos pacientes sobre a utilização da ferramenta online.
É importante reforçar que o Salvador Digital atende exclusivamente pacientes já em acompanhamento nos Multicentros. Para marcação de primeira consulta com especialistas ou solicitação de exames pela primeira vez, o acesso continua sendo feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) ou Prefeituras-Bairro.
Como acessar o serviço:
  • Entre no Portal Salvador Digital;
  • Na barra de busca ou em “Serviço em Destaque”, localize o serviço desejado;
  • Leia a carta de apresentação, que explica as regras e critérios para a solicitação;
  • Clique em “Solicitar Serviço”;
  • Preencha o formulário com as informações solicitadas;
  • Após o envio, a equipe do Multicentro avaliará se o pedido atende aos critérios estabelecidos.
Com essa iniciativa, a SMS moderniza o acesso ao atendimento especializado e facilita a vida de quem já está em tratamento, garantindo mais agilidade e conforto no cuidado à saúde.”

Acompanhe essa e outras notícias no nosso canal do Instagram:
Clique aqui para acessar

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img