spot_img

[Coluna NES] Tá esperando o que?

Published:

Por Betho Wilson

Olá, leitores que amo. Tudo bem com vocês por aí?  Aqui sigo me cuidando atento às orientações dos cientistas sobre essa pandemia e reitero que vacinar é preciso.

Quero começar hoje fazendo uma pergunta: dentro de sua família, envolvendo todos os membros dela de primeiro, segundo ou terceiro grau até, quem para você é uma inspiração? Você tem essa referência na família? Você identifica o porquê desse parente ser essa referência em sua vida? Espero de verdade que sim, que tenha essa pessoa em que você encontra motivação.

Pergunto isso porque tenho me assutado com o grande número de influenciadores que, na verdade a meu ver, não agregam para nós povo de comunidade em quase nada na busca de uma vitória na vida real. Influenciadores que parecem ter saído de histórias de livros apoteóticos ou contos de fadas onde apresentam aos nossos uma forma deturpada, de levar a vida que além de bonita, exige de nós foco para subirmos degrau a degrau na caminhada por uma sorte melhor.

Claro que conseguimos encontrar no universo da Internet um ou outro influencer que traga conteúdo relevante, não posso e nem vou generalizar, mas esses são minoria na grande rede.

Aqui no bairro (não gosto muito do termo complexo por alguns motivos óbvios) sempre tivemos muitos “real influencer”, pessoas do dia a dia que eram para nós exemplos de perseverança e conquistas. Essa semana mesmo passando pela região da Olaria me deparei com um muro pintado e nessa arte tinha o rosto de um dos nossos moradores mais ilustres que foi um grande esportista reconhecido internacionalmente e que por incrível que pareça aqui em nossa comunidade seu legado não é devidamente divulgado. Falo do Olimpinho, campeão mundial de surf e que foi uma escola viva para muitos dos nossos garotos e garotas que sonha com uma vida melhor através do esporte.

O fato é que a força da mídia que antes nos alcançava apenas pela TV e isso quando estávamos em casa, agora através dos “smartphones” nos cerca por todos os lados em qualquer hora e lugar cegando-nos e limitando a nossa visão dentro de nosso próprio ambiente prendendo a nossa atenção em pessoas de locais distantes e consequentemente desconhecedoras de nossa realidade fazendo assim com que os jovens cheios de potencial não percebam que dentro de suas próprias casas podem encontrar a referência que busca ou até mesmo na rua, em sua vizinhança.

Lutar contra a poderosa Internet é impossível e até loucura, mas usa-la para apresentar os nossos e quem somos, de onde viemos e, porque aqui estamos é fundamental para construir o caminho que sonhamos e devemos trilhar para chegar exatamente naquilo que almejamos.
Uma ida minha ao dentista essa semana me deu a oportunidade de conversar com uma jovem que me atendeu muito bem e logo notei a sua desenvoltura para a comunicação, durante o diálogo ela me falou rapidamente sobre seus anseios e de como deseja atuar em sua área de formação, eu a questionei do porque não estava então na área que tanto ama e ao invés disso estava ali em outra ocupação, foi quando então me disse estar difícil de encontrar vaga no mercado e que não podia ficar parada então buscou aquele emprego ali na clínica, para mim nada mais justo, mas fiz questão de deixar claro a ela que atuar naquele momento como funcionaria de uma clínica não impedia em nada ela de desenvolver seu outro lado, pelo contrário, exatamente por sonhar em estar fazendo o que gosta era que ela deveria se permitir a iniciar seu sonho através de ferramentas diversas que a Internet nos dá, e foi aí que nesse caso dela mais uma vez eu pensei em referências. Lembrei de todas às vezes que vi familiares meus e até gente da vizinhança que sonhava em ser profissional da área X trabalhando em outra área, mas sem se desligar do seu sonho para além do desejo e sim metendo a mão com o pouco que tinha, e o mais bonito era ver no final das contas essas pessoas conquistando seus espaços e se realizando na vida.

Olhe no seio familiar, seja um observador em sua própria árvore, em sua própria casa e com certeza terá grandes exemplos de vitória e sucesso. Esses são nossos melhores influenciadores, nossos mais velhos, nossa família.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img