A Central Única das Favelas (CUFA) / Complexo Nordeste de Amaralina realiza nesta quinta-feira (4) uma programação comemorativa pelo “Dia da Favela”. Na oportunidade o Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina, será palco de diversas atividades de arte e cultura.
Desde o ano de 1900, o dia 4 de novembro é reconhecido internacionalmente como o Dia da Favela, pois pela primeira vez o termo “favela” apareceu em um documento oficial. Foi no Rio de Janeiro, quando o então delegado da 10º Circunscrição e chefe da Polícia da época, Dr. Enéas Galvão, redigiu um documento se referindo ao Morro da Providência como favela, um lugar que precisava ser limpado, associando aquele território como um lugar sujo, de gente imoral, entre outros adjetivos negativos. Hoje a Providência é considerada a primeira favela do Brasil.
Mais informações:
Horário: 14h às 18h.
Local: Beco da Cultura – Nordeste de Amaralina Salvador-Bahia.
Programação:
14h00 – Arte de Pintar Kids: Crianças da comunidade vão se lambuzar na pintura estimulando a imaginação.
14h10 – Arte no Muro com o artista plástico e voluntário da Cufa Complexo do Nordeste, Totty Brito.
14h20 – Entrega de cestas básicas para as mães da favela, cadastradas, na campanha da VALE no Colégio Carlos Santana.
15h00 – Workshop Percussão Sustentável com o percussionista, compositor e produtor musical Everaldo Águia e o músico Serginho.
15h40 – Grupo Arte de Dançar: Aulão com a professora de dança afro e contemporânea Giza Santos.
16h30 – “Show Tarde Gostosa”: com o cantor e compositor Papi Pescador.
17h20 – Cultura Sistema de Som: com Gabby Santana, cantora, compositora, voluntária da Cufa Complexo do Nordeste, o rapper GB Flex e a DJ Belle.




