spot_img

Dona Nélia: A Dona do Tempero que conquista muitos adeptos

Published:

Estamos no mês que é dedicado a homenagear as mulheres. São inúmeros os exemplos de guerreiras espalhados pelo complexo.

Vamos falar sobre a dona de um bom tempero que vem lá da rua dos Posseiros, no Nordeste. É Nélia Thimothio, a chef da “Tempero da Cozinha” que leva seu nome e vem conquistando pessoas dos quatros cantos da comunidade.

Nascida na Salvador dos anos 60, filha de um operário de fábrica de vinhos e uma lavadeira. Desde cedo teve de aprender a cuidar da cozinha para ajudar sua mãe nos preparos das refeições dos seus irmãos e sobrinhos.

“Naquela época as meninas precisavam aprender os afazeres domésticos muito novinhas. Diante disso nasceu uma paixão pela gastronomia”, recorda.

Aos 12 anos teve que assumir a cozinha da casa de seus pais devido a debilidade de sua mãe que não poderia mais exercer a função:

”Minha mãe foi acometida por uma doença após o nascimento do meu irmão caçula, foi uma gravidez de risco. Então, arregacei as mangas, coloquei o avental, a toca e conduzir tudo sozinha. Além disso, assumi uma jornada tripla, sendo mãe e avó, mesmo sendo a filha do meio”.

Nélia iniciou os estudos na Escola Municipal Porcelhos de Ubarana(desativada), não chegando finalizar o ensino médio, devido a primeira gravidez:

“Optei em cuidar das minhas filhas, e assim, abri mão do estudo para me dedica integralmente aos afazeres de casa”.

E foi a partir daí que aumentou a paixão pelos temperos e pela cozinha. Dona Nélia foi aprendendo com a experiência de vários professores (um deles sua sogra) e aprimorando ainda mais seu dom. Um episódio ocorrido há alguns anos na cozinha do Hotel Sol Plaza, em que teve que substituir um grande Chef durante a realização de um evento, comprovou o qualidade do seu tempero.

“As coisas foram acontecendo com o tempo. Acredito que é minha missão. Amo cozinhar!”.

Com sua determinação e amor pelo ofício, a cozinheira resolveu abrir um restaurante na laje da sua casa, que funciona todos os domingos sempre das 7h até as 13h.

“Não podemos renunciar aos nossos sonhos. O importante é a nossa raiz, nossa família eles são a base para tudo. Estou realizada”, desabafa.

A nossa guerreira tem mais de 33 anos de casada, possui três filhas e quatro netos. Além do sucesso na cozinha ela tem um outro lado que é alvo de admiração de muitos:

“Antes de qualquer atividade, priorizo o cuidado com meu corpo, tem que haver tempo para passar meu batom, perfume e cremes no corpo. Somos mulheres maravilhosas e não podermos esquecer de nos priorizarmos,”conta vaidosa.

Parabéns, Nélia guerreira do Nordeste !!

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img