A situação das escadarias da Rua Antenor Costa Nunes, no Complexo do Nordeste de Amaralina, chama atenção pelo acúmulo de lixo ao longo do percurso. Mas, neste caso, o problema não se resume à atuação do serviço público. Moradores relatam que há coleta de lixo na região, porém também apontam a ausência de varrição e, principalmente, o descarte irregular feito diariamente por parte da própria população.

Segundo os relatos, o caminhão passa pela localidade para realizar a coleta dos resíduos, mas a escadaria, que se estende até a parte final da rua, permanece com sujeira acumulada. Sem um serviço regular de varrição, papéis, embalagens, garrafas e outros materiais permanecem espalhados pelos degraus e pelas laterais do caminho.
A Rua Antenor Costa Nunes possui uma característica particular onde parte do trecho é formada por escadarias e outra parte é uma via convencional. Na extremidade da escadaria, onde fica o final de linha, há também um bar que, segundo uma moradora que preferiu não se identificar, contribui para o aumento da quantidade de resíduos no local.
De acordo com ela, pessoas costumam consumir bebidas no estabelecimento e nas proximidades, além de utilizar o banheiro existente no local, e acabam deixando garrafas, copos, embalagens e outros resíduos pelas imediações.
“Tem gente que bebe, fuma, faz e acontece e joga tudo ali. E como é um lugar onde passa muita gente, muitas pessoas acabam jogando o lixo no chão também. É muita falta de educação. Tem muitas pessoas mal-educadas”, relata.
Enquanto moradores aguardam uma limpeza mais adequada do trecho, fica também o apelo para que a população faça a sua parte, se há coleta, o lixo precisa chegar até o ponto correto de descarte, e não ficar espalhado pelo caminho.
Procurada pela reportagem, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que uma equipe será enviada à localidade nesta quinta-feira (3) para adotar as providências necessárias diante da situação relatada pelos moradores.




