Visibilizar os artistas e a cultura local. Esse é o principal objetivo da 2ª edição do Festival de Cultura e Arte do Nordeste de Amaralina, que acontece neste sábado (15), a partir das 9h, no final de linha. Serão cerca de 10 atrações dividas em 12 horas de uma programação que inclui apresentações musicais (com pagode, samba, DJ, música clássica e rap), concurso de dança, apresentação de capoeira e maculelê.
“O Feculta tem movimentado a produção cultural do Nordeste de Amaralina. Teremos aqui pelo menos 100 artistas envolvidos, entre grupos de dança, grupos musicais e outros tipos de manifestação cultural. Todos do Nordeste, Vale das Pedrinhas, Chapada ou Santa Cruz. Só no Neojibá serão 43 crianças se apresentando diante da sua comunidade”, destacou Rodrigo Coelho, diretor jurídico do NES e organizador do evento.
“O nosso trabalho vai para além disso. A festa busca também movimentar a economia do bairro e gerar renda para a população, seja através do mercado formal ou informal. Desde o dono de um dono de bar, restaurante ou lanchonete até a tia do isopor e o tio do espetinho”, completa Coelho.
Uma das atrações confirmadas do Feculta, o cantor e compositor Sandoval Melodia, ressalta a importância da valorização dos artistas locais. Autor de diversos sucessos do Olodum, Melodia se apresentará junto com a banda Swing Afro Magia.
“E muito importante fazer parte desse mega evento que reúne vários artistas locais além de estar tocando no nosso bairro aonde tudo começou, poder rever amigos, que no início foi incentivo para nosso crescimento agradeço ao Nordeste eu sou pelo convite. Estamos preparando um belíssimo show para vocês, 100 % afro valorizando nossa cultura (o Nordeste é África da cabeça aos pés )”, comemorou Sandoval.
O Festival de Cultura e Arte do Nordeste de Amaralina (FECULTA) é uma iniciativa do Nordesteusou em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e contará com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador através do programa Procultura.