O publicitário e diretor geral do Nordesteusou, Jefferson Borges, viaja para São Paulo, onde participará da 18ª Edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela ABRAJI e ESPM.
“Para mim é uma felicidade gigantesca ter meu trabalho reconhecido, juntamente com minha equipe. Esse convite só me dá mais gás para continuar trabalhando em prol da minha comunidade mostrando o lado positivo que a grande mídia costuma esconder”, pontua o diretor.
“Vão ser quatro dias de muito aprendizado e experiências que eu posso trazer para o Nordeste de Amaralina. Teremos debates sobre o combate à produção de informações da grande mídia e atividades em grupo para dinamizar o conteúdo além das redes sociais”, finaliza.
O evento vai debater o impacto da inteligência artificial na comunicação, as complexidades da política no Brasil e no exterior, os bastidores de reportagens investigativas sobre direitos humanos, meio ambiente, violência, corrupção e outros assuntos que ganharam atenção no último ano. As discussões sobre projetos inovadores e técnicas de apuração também são destaques da programação.
Convidados nacionais e internacionais formam a programação do Congresso e do Domingo de Dados. Além disso, acadêmicos apresentarão seus estudos no X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo.
Caco Barcellos é o homenageado do 18º Congresso da Abraji!
Repórter da TV Globo com cinco décadas de carreira, mentor de jovens repórteres, ex-correspondente internacional, autor de best-sellers que marcaram a história da profissão e que constam nos currículos das universidades, Caco criou banco de dados, técnicas de investigação inovadoras, pilotou apurações exaustivas, ressignificou o telejornalismo e trouxe à tona informações que revelaram abusos cometidos pelas forças de segurança no país.
A cerimônia de premiação será durante a 18ª edição do evento e inclui a exibição de um documentário.