Barbeiros inovam e criam espaços lúdicos para conquistar os clientes.
Silvano dos Santos Pereira, 43 anos, é barbeiro há mais de 25 anos e ao longo tempo acompanhou as várias mudanças que ocorreram no segmento. Apaixonado pelo ofício e em colecionar peças antigas, resolveu transformar sua barbearia, que fica localizada no bairro Vale das Pedrinhas, em um espaço que revivesse memórias e transformasse cabelos. Em meio às tesouras, máquinas e objetos antigos.
“Por fora acham que é uma barbearia comum, como tantas outras espalhadas pelos quatro cantos do bairro. Mas, ao abrir a porta, as pessoas vibram com se tivessem a oportunidade de entrar em uma máquina do tempo revivendo memórias e sensações. As pessoas ficam deslumbradas com o espaço. Querem tocar, tirar fotos e contar suas experiências. Os pais costumam trazer os filhos mais jovens e amigos, sempre rola aquela boa resenha ao cortar o cabelo”, conta aos risos.
A barbearia funciona de segunda a domingo, na Rua Professora Natália Vinhais. Atualmente o seu acervo contém objetos do final dos anos 60 até os anos 90, entre discos de vinil, telefones, televisão preto e branco, máquina de datilografia, enceradeira, carro do Batman, entre outros.
“Sou encantado por esse universo. Promover esse diálogo com o antigo e o contemporâneo é extremamente necessário. Algumas peças foram adquiridas e outras doadas pelos amigos. O mundo foi avançando rápido, e claro, isso refletiu nos hábitos, objetos e costumes. Então, aqui você revive, corta seu cabelo e viaja no tempo”, ressalta Silvano.
Criançada – Outro exemplo de empreendedorismo no segmento da beleza é o caso do também barbeiro Vinicius Santana Andrade, 35 anos. Acostumado a lidar com o público infantil, trabalhando como animador de eventos, ele resolveu unir o útil ao agradável. Vinicius buscou desenvolver “algo novo”, que deixasse a criançada confortável na hora de “dar o grau na cabeleira”. Foi diante dessa necessidade que nasceu a “Barbearia Kids Andrade”, que fica na “Ladeira do Mané”, Santa Cruz, com decoração temática, pinturas e brincadeiras para entreter a clientela infantil.
“Observei a dificuldade e o desespero das crianças na hora de cortar o cabelo. Foi então que tive a ideia de criar esse espaço de bem-estar para elas e um momento sem estresse. Troquei as cadeiras por carrinhos elétricos, coloquei televisão com desenhos de acordo com o gosto de cada criança. Eu ainda trabalho fantasiado de super-herois ou palhaço, com direito a pinturas no rosto após cada corte”, explicou o empresário.
No espaço, a criança sempre é recepcionada com bolas de sabão, pinturas e brincadeiras.
“Aqui uma das regras é respeitar o tempo de cada criança. Agora, elas choram para não ir embora e querem voltar sempre. Temos poucos meses, mas já tenho notado o acolhimento e o sucesso do empreendimento”, pontuou.
Para quem deseja conhecer basta seguir o instagram: @barbearia_domemanuel e @barbearia_kids_andrade