Praticante de Jiu-Jitsu, Boxe, Muay Thai, Wrestling e MMA, Romenito Silva, de 39 anos, conta que começou no esporte aos 13 anos. Assim como ele, que é morador do Nordeste de Amaralina, outros jovens da comunidade anseiam e precisam desse contato com o esporte.
“Comecei porque eu tinha muita energia, então minha mãe, que na época era empregada doméstica, me colocou para treinar boxe. Fui levado a treinar na academia Nova Astral do grande mestre Gilvan Bispo. Foi ali que me apaixonei completamente pelo esporte e transformou a minha relação com o mundo”, relata ele.

Além do esporte ser uma maneira de aumentar o convívio social, a saúde mental e a saúde física, é uma forma também de inserir os jovens na sociedade.
“Será que entendemos o poder disso dentro de uma comunidade? Sabemos que não é fácil, essa molecada sempre é bombardeada com certos tipos de propostas que vão colocá-las em outros caminhos sem futuro. Acredito que o esporte abre portas e forma cidadãos. Não é fácil, mas pela paixão, amor e dedicação não podemos desistir”, diz o campeão.
Atualmente, Romenito, que é uma inspiração para diversos jovens da comunidade, coleciona títulos, como o de Campeão Baiano de Jiu-Jitsu por 18 vezes, 2 vezes Campeão Carioca, 3 vezes Campeão Paulista, Campeão Brasileiro de Wrestling, entre vários outros.
Ao longo da sua trajetória, o professor de jiu-jitsu usa as artes marciais como instrumento de transformação na vida de jovens da comunidade onde nasceu e cresceu. O mestre ministra aulas segunda, quarta e sexta, a partir das 19 horas, no espaço Casa NES, localizado no Nordeste, de forma gratuita para jovens com idade mínima de 15 anos.