Morador da Sucupira, no bairro da Santa Cruz, o jovem Roger França, de apenas 13 anos de idade, vem fazendo história na natação baiana. O garoto conquistou a segunda colocação na prova de meia maratona aquática realizada em Salvador, o último sábado (21). Roger nadou os 6km entre o Terminal Marítimo e o Porto da Barra.
“A natação para mim é tudo, é a minha vida. É um lugar onde me sinto bem. Não somente na piscina, mas também com os professores e os outros atletas. Fico bastante contente em poder representar o Nordeste de Amaralina, que também faz parte da minha conquista”, destacou o nadador que em abril de 2023 ficou na primeira colocação do Oceanman, considerado o maior circuito mundial de águas abertas para nadadores amadores.
Aluno da Arena Aquática Salvador, projeto mantido pela Prefeitura Municipal, Roger iniciou sua trajetória na natação em 2020. Foi um período marcado pela pandemia, que trouxe mudanças significativas em sua vida, incluindo o aumento de peso. Segundo seu professor, Tiago Alves, essa fase foi o ponto de partida para uma transformação importante.
“Roger começou com a gente aos 11 anos, ainda acima do peso e bastante tímido. Logo, conquistou o coração da galera. A dedicação dele e o apoio da família foi fundamental para transformar a vida dele e estabelecer a rotina de treinamento. Com três meses Roger já tinha perdido 13kg. Introduzimos ele nas competições e traçamos metas de curto e longo prazo. No ritmo dele, ele foi conquistando seus objetivos. É recompensador ver essa vitória dele. 2025 vem aí com conquistas ainda maiores.”
Concluir os 12 km da travessia Mar Grande-Salvador é um dos principais objetivos do jovem atleta, que vê na sua dedicação aos treinos o maior combustível para alcançar o sucesso nas águas.
“É um sonho que venho perseguindo com muita dedicação. Cada treino me aproxima desse objetivo, mas nada disso seria possível sem o apoio incondicional do meu pai e da minha mãe. Eles são minha maior força e motivação para seguir em frente.”, conclui Roger.