No mês de outubro, o projeto Editorial Nordeste realizou uma iniciativa sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama. Através de um ensaio com grupo de modelos e com a participação da mãe de uma das alunas, na praia do Ibis, o Editorial trabalhou a questão do afeto, do cuidado e amor próprio, ao mesmo tempo que ressaltou que o câncer de mama não discrimina idade.
Daniela, coordenadora do projeto, destacou a importância do ensaio:
“Tivemos a ideia do editorial com o intuito de mostrar o quão importante é o Outubro Rosa. E também mostrar a todas as mulheres que, independente de qualquer situação, sempre devemos ter zelo ao nosso corpo, e nos tratar com cuidado e carinho. Um outro intuito das fotos é mostrar o afeto e cuidado que nós mulheres devemos ter umas com as outras.”
Liah, uma das modelos, compartilhou seu sentimento: “Foi um momento em que me senti amada, acarinhada, e que pude inspirar mulheres a entenderem o quanto precisamos nos cuidar e também cuidarmos umas das outras. Eu só desejava tocar de alguma forma quem fosse ver as fotos. Trazendo conscientização e amor próprio.”
Já Adriane enfatizou a educação essencial proporcionada durante o ensaio: “Uma parte muito importante foi na hora das fotos, foi o ensinamento de como nos examinar, de como fazer o procedimento do câncer de mama.”
Jeane Divino, mãe de uma das alunas, ressaltou a gratidão por fazer parte dessa iniciativa significativa: “FOI uma experiência incrível por ser minha primeira vez ali fiquei um pouco acanhada. Mas foi muito gratificante uma experiência única, ainda mais sobre um tema tão importante como o Outubro Rosa.”
Gisele, modelo e idealizadora do ensaio Outubro Rosa, reforçou a missão do projeto: “Eu acho de suma importância que nós como projeto social, tragamos esses assuntos, especialmente sobre o Outubro Rosa, a experiência de fazer essas fotos foi incrível, e espero que as fotos tenham remetido o carinho e zelo que queríamos passar, e o mais importante, a importância de se cuidar.”
Mariane, de 16 anos, encerrou com uma mensagem: “Minha experiência foi incrível, eu me senti empoderada, e para mim a importância é de passar uma mensagem para as mulheres se prevenir do câncer de mama, porque o incentivo do Outubro Rosa pode salvar inúmeras vidas, através do principal método de prevenção que é a informação.”