Projeto promove literatura negra no Nordeste de Amaralina.

Published:

Quabales recebeu o circuito de contação de história nesta quarta-feira, 17.

Um projeto de contação de histórias, com abordagens direta à literatura afro-brasileira infato-juvenil, contemplou dez escolas e ONGs de Salvador. A proposta tem como objetivo tornar acessível o trabalho de autores baianos do cenário da literatura negra, tendo como alvo crianças de 6 a 12 anos.


O Nordeste de Amaralina recebeu nesta quarta-feira, 17, na sede de do Quabales, em Amaralina, a escritora Kalypsa Brito, autora do livro “Pretinha do Ébano vai a África”.

Em conversa com o NES, Cris Santana, uma das idealizadoras do “Literama Infantil” comentou sobre a importância de trazer o projeto para a comunidade do Nordeste de Amaralina:

“É a maneira de fortalecer a democratização da literatura negra infanto- juvenil. Por meio dela a criança se ver representada no livro, no autor e constrói a noção que elas podem ser um escritor ou o que bem quiserem no universo das letras”, explica a produtora.

“Uma boa parcela das nossas crianças não têm o incetivo ou deixam em segundo plano o hábito pela leitura. Esse trabalho consiste na ampliação do saber literário, pois acreditamos que a educação é um caminho de transformação. Sempre que minha pequena se debruça nos livros, surge diante dos seus olhos um universo fascinante”, comenta Edcleusa Santos, mãe da pequena Nyala de cinco anos.

Ainda de acordo com a mãe da estudante, a ação reforça o empoderamento por meio da arte: “Os escritores, as temáticas, o cenário negro, são portas que se abrem para criamos estímulos para nossos pequenos”.


A contação também será exibida na internet, por meio do canal Literama Infantil no YouTube.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img