A solidariedade e a cidadania tomaram conta do Nordeste de Amaralina nesta quinta-feira (29). Durante todo o dia, a ação “Periferia de Direitos”, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Rádio Sociedade e a comunidade local, movimentou o bairro com uma megaestrutura de serviços.
No balanço do primeiro dia, a população teve acesso a mais de 40 serviços gratuitos, incluindo emissão de RG, atendimento à pessoa idosa, suporte jurídico e balcões da Coelba e Embasa. O resultado foi de mais de 3.000 atendimentos realizados.
Para Matheusa Silva, coordenadora geral da ação, o evento elimina barreiras sobre a logística em bairros periféricos. “É um imenso prazer construir com a comunidade e provar que conseguimos, sim, fazer uma feira de serviços de grande porte no Final de Linha do Nordeste de Amaralina. Muitos duvidam da viabilidade de ações de cidadania aqui, mas mostramos que é possível construir políticas públicas com a participação ativa da comunidade. Esse é o nosso maior ganho. Os serviços mais buscados hoje foram RG e certidões de nascimento e casamento”, destacou.

Maria Evangelista, 48 anos, moradora da Chapada do Rio Vermelho, foi uma das primeiras a chegar.
“Nossa comunidade precisa muito disso. Como é tudo muito concorrido, cheguei cedo para aproveitar o máximo e já estou recomendando para os vizinhos”, disse animada.
A ação segue nesta sexta-feira(30) a partir das 8:00 no final de linha do Nordeste.




