A jovem Ana Beatriz, moradora do Nordeste de Amaralina, em Salvador, tem um sonho: ser modelo e mostrar toda a sua beleza e talento para o mundo. Com apenas 12 anos, ela fez sua primeira seletiva, mas ainda não havia fechado contrato com nenhuma agência. Foi então que a mãe, Mariane, ao passar de ônibus em frente ao quartel de Amaralina, viu várias crianças e adolescentes ensaiando para um desfile na Praça de Amaralina, em Salvador.
“Desde pequena ela já treinava poses, pegava o celular para fazer vídeos, fotos, vestia minhas roupas. E sempre falava ‘mamãe vou desfilar viu?’ Todo dia”, conta Mariane.
Mariane conversou com a coordenadora do grupo Editorial Nordeste, Daniela, que há um ano e meio convidou Ana Beatriz para fazer parte do grupo:
“Ela já tinha participado de algumas seletivas em outros locais e tinha sido aprovada, mas o valor para entrar em uma agência é muito alto. Então não fechamos com ninguém”, explica a mãe.
A evolução da jovem durante os ensaios e treinamentos da equipe foi notável e sua força de vontade em aprender sempre mais chamou a atenção de Daniela, que sugeriu inscrevê-la no concurso Beleza Black.
A inscrição foi feita através de e-mail e custou R$ 30. Todo o dinheiro arrecadado com as inscrições é destinado para ajudar entidades beneficentes, como o Lar Vida, que cuida de crianças com deficiência.
“Teve alguns desfiles de ensaio, e teve um técnico que este valeu ponto. Dia 27 de Maio terá outro técnico na Casa D’Itália antes da grande final dia 4 de Junho no Teatro Jorge Amado, na Pituba. Ela vai representar nosso bairro Nordeste de Amaralina, com traje Afro. Ela concorre na faixa Pré Teen”, conta Mariane.
Mariane também expressou orgulho pela participação da filha no concurso de beleza: “Ela sempre gostou de desfilar e sempre foi muito vaidosa. A Ana é uma menina muito inteligente e estudiosa. Faz o sétimo ano no Colégio Raphael Serravalle. Estamos muito felizes por ela estar participando desse concurso”.
A jovem também faz natação no Beco da Cultura no Nordeste duas vezes por semana e ama seu bairro, fazendo questão de representá-lo muito bem para toda a Bahia, para o Brasil e para o mundo.
“Ana Beatriz tem um talento especial, além de cantar e encantar muito, também estamos buscando aula de canto e teatro para aprimorar”, afirmou Mariane.
O próximo passo de Ana Beatriz é o concurso Miss e Mister Bahia, para o qual já está inscrita, mas ainda não tem patrocínio. A família da jovem pede ajuda para quem puder contribuir. “O pai é o único que trabalha, e eu estou desempregada. Quem quiser ajudar, pode fazer uma doação pelo Pix ou até mesmo oferecer um emprego”, disse ela.
Para ajudar Ana Beatriz, é possível fazer uma transferência PIX para o número (71) 98138-2491, da mãe, ou entrar em contato com ela ou com a tia, Marielza, pelo número (71) 98259-6380.
Com sua beleza e força de vontade, Ana Beatriz está em busca de realizar seu sonho e exaltar a negritude e a beleza de cada pessoa que se considere preta, independente da cor da pele, no concurso Miss e Mister Bahia. O concurso acontecerá em agosto, na Barra, e promete ser uma grande celebração da beleza negra baiana. Ana Beatriz está se preparando para representar bem o Nordeste de Amaralina e mostrar que a beleza e a diversidade da negritude podem ser valorizadas em todos os segmentos da sociedade.