Arthur Nascimento da Silva Pereira, de apenas 10 anos, é um exemplo de dedicação e talento do Complexo do Nordeste de Amaralina. Desde os 3 anos, Arthur pratica Karatê. Agora, o garoto está prestes a competir em um dos palcos mais prestigiados do mundo: o Japão.
Sua jornada é marcada por conquistas e desafios. Recentemente, ele foi campeão baiano em equipe em Feira de Santana e vice-campeão brasileiro em Goiás, feitos que lhe garantiram uma vaga no Campeonato Mundial de Karatê da JKS. Sua mãe, Jéssica Nascimento, relembra as dificuldades enfrentadas para que Arthur chegasse a este ponto: “A gente encontrou uma pequena dificuldade agora no finalzinho, que ele teve uma mão machucada, mas ele já está fazendo fisioterapia para dar tudo certo nas competições. Ele viajou na quarta e compete dia 25.”
A trajetória de Arthur no esporte começou na escola, onde se destacou rapidamente. Mesmo durante a pandemia, quando os treinos presenciais foram interrompidos, ele manteve sua determinação e encontrou um novo dojo, Tigres e Dragões, sob a orientação do sensei Mateus, no bairro de São Rafael. “Ele sempre foi um atleta muito positivo. Ele incentivava os amigos, sempre apoiava, sempre estava treinando. Não é de faltar. Ele sempre se dedicou muito”, destacou Jéssica.
O apoio da família foi fundamental para que Arthur chegasse ao Mundial. Desde rifas até viagens para treinamentos em outras cidades, cada esforço foi recompensado. “Foi uma luta para a gente conseguir fazer com que ele fosse. A gente leva ele para a Feira de Santana para treinar, porque a seleção baiana não é daqui, é de lá.”
Arthur já está no Japão e se prepara para competir no dia 25, carregando consigo o orgulho e o apoio de sua comunidade.