Jovem boxeadora traz medalha de ouro para o Nordeste de Amaralina e inspira jovens na comunidade

Published:

A pugilista Ilana Vitória, de 18 anos, colocou o Nordeste de Amaralina no mapa do boxe internacional, ao conquistar o título de campeã mundial, na Gymnasiade, um evento multiesportivo de Desporto Escolar, realizado este ano no Bahrein, Oriente Médio, entre os dias 23 e 31 de outubro.


Nascida na cidade de São Gonçalo dos Campos, no interior baiano, região sem muitas oportunidades de acesso ao esporte, a jovem precisou deixar sua casa e família para morar em Salvador, percorrendo um caminho desafiador na intenção de realizar seu sonho de treinar boxe. Inspirada por amigos que já praticavam o esporte e também por Bia Ferreira, medalhista Olímpica, Vitória começou a treinar em 2021 e a partir de então se dedicou intensamente enfrentando muitas dificuldades como a saudade dos seus pais, o desafio de conciliar o boxe com os estudo e a rotina exaustiva dos treinos.


Vitória encontrou na academia Novo Astral o apoio que precisava para seguir seu sonho. Fundado há mais de 20 anos pelos professores Gilvan Bispo e Aline Silva, o projeto social Academia de Boxe Novo Astral transforma a vida de jovens no Nordeste de Amaralina por meio do esporte e da educação. Na jornada de Vitória, os treinadores desempenharam um papel fundamental, não apenas como técnicos, mas como mentores que acreditaram em seu potencial, oferecendo acolhimento e apoio nos momentos de dificuldade.

“Nossa academia já tinha muitos títulos nacionais, mas nunca um título mundial. A minha felicidade pela conquista já é imensa, mas ver a alegria do meu treinador e da equipe que sempre acreditou em mim torna essa vitória ainda mais especial”, ressalta Vitória.


Olhar para o futuro é uma prioridade para Vitória, que sonha ainda mais alto. A atleta que ainda este ano conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Boxe na categoria juvenil, tem objetivo de se tornar titular da Seleção Brasileira de Boxe, disputar as Olimpíadas, o Mundial adulto, além dos campeonatos Panamericano e Sulamericano, trazendo medalhas não apenas para o Brasil, mas especialmente para a Bahia.

“Essa vitória no mundial é apenas o começo. Sei da importância dessa conquista, mas sei também que ainda há muito mais por vir”, afirma com determinação. Além de buscar grandes feitos no esporte, Vitória deseja se tornar uma fonte de inspiração para a juventude, incentivando as pessoas a acreditarem em seus sonhos. Mas seus planos vão para além do boxe: a jovem campeã também almeja ingressar na faculdade e conquistar um diploma em medicina veterinária ou agronomia, equilibrando suas raízes no interior da Bahia com seu amor pelo esporte.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img