A ex-moradora do Nordeste de Amaralina, Tamires Torres da Purificação, de 26 anos, concorre ao prêmio Educação Financeira Transforma, promovido pelo Instituto XP. Para levar o prêmio Tamires precisa ganhar a votação. As votações são abertas ao público, até o dia 19 de março, através do site https://www.premioeducacaofinanceira.com.br/finalistas, e pode ser votada mais de uma vez.
A professora realizou uma pesquisa sobre educação financeira com moradores da comunidade. Em seu trabalho, ela analisou as experiências dos moradores do Nordeste de Amaralina que realizam caixas-financeiros dentro das suas famílias, grupos de trabalho e amigos.
Em sua pesquisa ela investigou como as pessoas que foram historicamente inferiorizadas, em particular, as pessoas negras, se organizam financeiramente dentro das condições por vezes de sobrevivência e de resistência em que vivem.
Uma dessas formas é o conhecido “caixa”, realizado por grupos que se conhecem, por meio de acordos como periodicidade, o valor que depositarão e o momento que cada pessoa vai receber.
Prêmio e representatividade
Tamires é formada em Licenciatura em Matemática pela UFBA, Mestra em Ensino de Matemática e Doutoranda em Ensino de Matemática ambos pela UFRJ.
Para ela, “é importante olhar para a educação financeira sob uma perspectiva que contribua para valorização dos conhecimentos ancestrais produzidos na periferia que diversas vezes são invisibilizados”.
Além disso, pessoas negras como ela, precisam ocupar um lugar de poder e empoderamento social, no qual pode ser conquistado a partir da popularização dos conhecimentos científicos e por isso deseja ganhar o prêmio XP, para continuar investindo nos seus estudos e projetos.